Ibama realizará palestra sobre Sispass em Nova Friburgo/RJ

Nova Friburgo (17/03/2010) – O Ibama de Nova Friburgo/RJ realiza, no dia 14/04, palestra sobre a criação amadora de pássaros silvestres e o Sistema de Passeriformes do Ibama – Sispass. A palestra é para servidores de Órgãos públicos de Proteção ao Meio Ambiente (municipal e estadual), membros do Ministério Público Estadual e Federal, membros das Delegacias de Polícia Civil, OAB/NF, membros das Agendas 21 locais e regional, além de outros interessados. A entrada é franca e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (22) 2522-3625, das 15h00 às 17h00. A palestra ocorrerá no auditório da OAB 9ª seção Nova Friburgo/RJ. Rua Ernesto Brasílio s/nº (Nos fundos do Antigo Fórum).

O objetivo é esclarecer e informar sobre os detalhes da criação amadora de pássaros silvestres e de construir formas de promover um combate efetivo e integrado da atividade quando ilegal junto a todos os órgãos ambientais e demais membros da sociedade. A criação de pássaros silvestres em gaiolas é regulamentada pela  Instrução Normativa do Ibama nº 01 de 24 de janeiro de 2003. A palestra abordará o que é o Sispass, seu histórico, situação atual, legislação básica e formas de ação de fiscalização.

Tem sido cada vez mais comum encontrar animais silvestres em gaiolas, expostos em logradouros públicos e em estabelecimentos comerciais nos perímetros urbanos. Isso, muitas vezes, não é um procedimento legal e só serve para incentivar a prática da criação de animais silvestres em cativeiro, resultando no aumento dos índices de captura ilegal de pássaros na natureza contribuindo para o tráfico de animais bem como para a extinção de algumas espécies.

Ibama Nova Friburgo/RJ

Um comentário :