Presidente do IBAMA garante distribuição de anilhas ainda este mês


Por
Jonas Lima

A Bancada Eco Passarinheira se reuniu nesta terça-feira (7) com o presidente do IBAMA, Volney Zanardi, para tratar de assuntos de interesse da categoria. Durante a audiência o presidente reafirmou que no dia 21 de agosto o sistema estará pronto para ser iniciada a entrega das anilhas aos criadores amadoristas. Os anéis são indispensáveis para a prática da atividade de criação de pássaros e não estavam sendo disponibilizados a cerca de três anos ao criador amadorista.

O coordenador da Bancada Eco Passarinheiro, deputado Nelson Marquezelli, protocolou um documento listando as principais reinvindicações do setor, repassadas pelos criadores.

Entre as reivindicações estão a revisão e ajuste da Instrução Normativa 10 (IN10), participação de representantes da classe na escolha da Lista Pet referente a Resolução N° 394 do CONANA, sustação de aplicação de multas aos criadores – apenas por equívocos de procedimentos - com base em artigos que estão ainda sob discussão e que não haviam sido acatados, entre outras.

Na oportunidade, o presidente informou que o órgão colocará até o final de setembro a apreciação a Lista Pet (espécies que poderão ser criadas como animais de estimação). Segundo os passarinheiros faz mais de três anos que não há registro de novos criadores em função da Lista Pet. Já em relação a IN10 Volney afirmou que analisará todas as sugestões por parte dos criadores.

Na audiência estiveram presentes técnicos, diretores e secretários do IBAMA e do Meio Ambiente. Além de representantes dos membros da Bancada Eco Passarinheiro também compareceram os deputados Sandro Mabel e Valdir Colatto.

Anexos:
Ofício Ibama


--
Fonte: Marquezelli Deputado Federal. Disponível em: http://www.marquezelli.com.br/passarinheiros/presidente-do-ibama-garante-distribuicao-de-anilhas-ainda-este-mes. Acesso em: 09 de agos. 2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário