Rouquidão em Trinca Ferro: Que doença é essa!?

Por
Dr. Felipe Bath

Prezados leitores e amigos! Já estava com saudades de escrever para vocês. Hoje conversaremos sobre rouquidão. Neste último mês creio que foi o recorde absoluto de atendimentos a trincas roucos, sendo a grande maioria de Torneios. Isso me leva a algumas perguntas. Será que foi o tempo frio e chuvoso aqui no RJ?! Será que é próprio de Trinca Ferro isso?! Vamos começar esclarecendo alguns ´´mitos e lendas´´ de forma bem objetiva. Pivite nada tem haver com rouquidão. Pivite nada mais é do que um espessamento na ponta da língua do passaro em decorrência de uma alimentação inapropriada, mas isso será o assunto na nossa próxima coluna prometo.

Entrevista: Criatório Jequitibá


Amigos leitores, hoje apresento a vocês o Criatório Jequitibá www.criatoriojequitibatrincaferro.blogspot.com de propriedade do sr. Cláudio Alexandre Braz, que está situado na cidade Rio de Janeiro, RJ. O criador dedica-se a reprodução de Trinca-ferro com genética voltada para a fibra, com pássaros que se destacaram nos torneios regionais do estado de RJ.

Confiram abaixo a sua importante entrevista.

TFV - Há quanto tempo o Sr.  lida com Trinca-ferro?
CAB - Mais de 15 anos; porém cria-los em cativeiro só 4 anos

TFV - O que levou senhor a reproduzir o trinca-ferro?
CAB - A fibra com que estes pássaros se apresentam em torneios me faz admira-los; E a preservação da espécie.Ter um pássaro destes criado em sua casa é um grande orgulho.


TFV - Quais espécies senhor já reproduziu em ambiente domestico?
CAB - Trinca ferro e agora começando com coleiro pra fibra

TFV - O que você mais aprecia em um Trinca-ferro? 
CAB - Velocidade e fibra,não me importo com o tipo de canto.

TFV - Qual a maior dificuldade que senhor teve no início da criação do Trinca-ferro?
CAB - Morte dos filhotes sem duvida foi um grande desafio.

TFV - Você costuma visitar Torneios e Concursos de pássaros?
CAB - Torneios sim, mas concursos não.
 

TFV - Você costuma levar pássaros para competir?
CAB - Antigamente sim; Mas de 4 anos pra cá,  depois que coloquei meus trincas pra reprodução optei por não leva-los mais.

TFV - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, você tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?
CAB - Não

TFV - Qual o critério que você utiliza para selecionar pássaros que irão compor o seu plantel ? 
CAB - Ser registrados,os machos tem que ter participado de torneios,Uma boa velocidade e retomada de canto.As fêmeas tem que ter fibra e ser uma boa criadeira.

TFV - O seu sistema de reprodução é monogamia o poligamia?
CAB - Poligamia neste sistema consigo apurar a genética e assim melhorar cada vez mais o meu plantel. Crio em gaiolões  facilita o manejo.

TFV - Qual é a media de filhotes você costuma criar por ano?
CAB - Não crio muito media de 15 filhotes , mas pretendo aumentar.Já tenho ficado com filhotas e filhotes.
 
TFV - Descreva para nós como é a estrutura do seu criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?
CAB - Tenho uma sala principal com capacidade pra 16 femeas que no momento só tem 5 e uma sala menor com capacidade pra 8 femeas que atualmente tenho 4 femeas nela.

TFV - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
CAB - 2 galadores , 4 criadeiras, 4 filhotes que pretendo faze-los galadores ou pra torneios e 5 filhotas pra fazer criadeiras.

TFV - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para Trinca-ferro fibra?
CAB - Trinca ferro fibra é a prioridade,porem estou começando a criação de coleiro também pra fibra.Já tenho fêmeas de coleiro começando a criar.

TFV - Quais as cuidados necessários que o criador deve ficar atento na aquisição do Trinca-ferro? 
CAB - Se é registrado com anilha inviolável do ibama e depois a qualidade também da ave fibra e canto.

TFV - Qual o material mais adequado para construção do ninho?
CAB - Eu uso raiz comprada em lojas especializadas

TFV - Em geral o ninho é construído em torno de quantos dias?
CAB - Depende da fêmea.Eu prefiro ninhos prontos comprados em lojas especializadas.Raiz só pra elas brincar.Eu acostumo assim.

TFV - Como é a alimentação da fêmea no período de incubação?
CAB - Normal .Coloco a mesma alimentação de todo plantel.Frutas, verduras, tenebrios  e um aminoácido na água. Mesmo que ela não saia do ninho o alimento está lá.



TFV - Por quantos dias os filhotes permanecem no ninho?
CAB - De 13 a 15 dias

TFV - A muda de ninho é feita a partir de que idade(meses)?
CAB - Normalmente aos 4 meses em diante.

TFV - Como deve ser o ambiente para reprodução do Trinca-ferro?
CAB - Tranqüilo,sem corrente de vento ou muito quente.

TFV - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?
CAB - Normalmente começo em julho e vai até fevereiro.Mas isso pode variar.

TFV - Com quantos dias você  anilha os filhotes?
CAB - Por volta dos 5 dias de vida.
 

TFV - Com quantos dias você aparta os filhotes?
CAB - 35 dias a 40 dias.

TFV - Qual é a alimentação ideal para Trinca-ferro?
CAB - Extruzadas a vontade. Verduras, frutas, legumes ,tenebrio e sementes com moderação.

TFV - Que alimentos devem ser fornecidos as matrizes para alimentar os filhotes?
CAB - Nos primeiros 5 dias alimentos vivos complemento com frutas e verduras depois deste período alimentação normal.

TFV - Você fornece alimentos vivos para os seus pássaros ? (tenébrios, cupins, insetos, etc. ...).
CAB - Sim. Atualmente Tenebrios e também já criei com grilos.

TFV - Você fornece vegetais (verduras, legumes e frutas) para os seus pássaros ?
CAB - Sim. Chicória, espinafre, berinjela, abobrinha verde, pepino, laranja, banana e maçã. Procuro variar dia sim dia não.

TFV - Nos casos de doença você costuma recorrer a assistência veterinária ?
CAB - Eu mesmo trato dos meus pássaros doentes e até filhotes,Mas recomendo a todos o auxilio de um medico veterinário.

TFV - Você mantêm algum programa de medicação preventiva?
CAB - Sim.Todo ano eu dou vermífugo, faço tratamento preventivo  de coccidiose e antes da época da criação preparo minhas matrizes com vitaminas e aminoácidos.

TFV - Quais são as doenças mais comuns na criação?
CAB - Pevite,coccidiose,peito seco,rouquidão,verminose,Etc...Isso em uma criação sem cuidados e com um  manejo inadequado.

TFV - Qual ou quais pássaro(s) mais premiado(s) que você tem ou teve ?
CAB - Te-tes 5 anos adquiri da criação de um amigo no Méier ele ganhou muitos troféus com ele, Brutão adquiri de um amigo de Realengo ele o levava no torneio de Bangu RJ, muito rápido.

TFV - Qual a mensagem que o senhor deixa para os leitores sobre o futuro da criação do Trinca-ferro em ambiente doméstico?
CAB - A criação de trinca ferro em ambiente doméstico hoje na minha opinião está engatinhando aqui no RJ. Com exceção do Criatório Buriti RJ é claro. Mas em outros estados já estão bem mais adiantado.
--
Atenciosamente

Cláudio Alexandre Braz.
CRIATÓRIO JEQUITIBÁ
E-mail: claudioesane@hotmail.com
www.criatoriojequitibatrincaferro.blogspot.com


Muda Vitaminada: Certo ou errado?!

Por
Dr. Felipe Bath

Prezados leitores a amigos! Estamos em uma época propícia ao tema daí a nossa escolha. A pergunta do momento é: o que posso fazer quando meu passaro está em muda? A resposta é complexa e vamos tentar discutir alguns pontos.

Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasitológico de fezes e até outros mais elaborados como salmonelose e mocoplasmose. É o momento também de descanso dessa ave, principalmente se está for de competição.

Muda de Penas - Cuidados importantes

A substituição de todas as penas das aves é comum em determinada época do ano. É um processo natural de suas vidas, normalmente relacionado a fatores biológicos. Esta substituição ocorre para que a ave possa manter condições ótimas de vôo, com penas novas e perfeitas. No dia a dia, é normal que, por algum motivo, alguma pena venha a cair. Quando isso ocorre, o organismo faz com que nasça outra em seu lugar.

DPA – Distúrbios de Plumagem nas Aves.

O Autor
Dr. Gilson Ferreira Barbosa

Conhecemos a saúde de um pássaro pela sua plumagem, o “DPA” - Distúrbio de Plumagem nas Aves indica desequilíbrio físico e psíquico da sua saúde e do seu comportamento, refletido na plumagem. Acreditamos que não existe doença sem o seu agente causador, logo a plumagem funciona como elemento indicador de que algo estar errado com a ave, e precisamos identificar o agente causador através de diagnóstico rápido e preciso, o que nem sempre é possível de ser feito. No caso específico da AD. Auto Depenação, temos investigado aspectos inadequados de alimentação e manejo bem como a presença de Stress, entretanto a maioria dos casos não se resolveu devido a não identificação do agente causador e a inexistência de medicamentos específicos ao caso, culminando com a morte das aves por terem sido submetidas a tratamentos agressivos e experimentais. Não gostaria de dizer “NÃO TEM JEITO”, todavia, relacionarei alguns aspectos tratados por nós com relativo sucesso em nossa criação mediante monitorização de Médico Veterinário especializado:


Amadores preservam pássaros silvestres

Por
Valéria Feitosa

Pássaro Bicudo
Os criadores de pássaros no Ceará realizam trabalho de referência no País na preservação das aves.

Se depender dos criadores autorizados pelo Ibama, as aves das espécies Curió, Bicudo e Caboclinho estão preservadas por muitas décadas. Isto porque estes pássaros, quando criados em cativeiro, respeitando todas as condições de bem-estar animal, vivem por 40 anos ou mais. Nas florestas e matas, devido aos predadores naturais e à crescente degradação ambiental, com desmatamentos e queimadas, eles só conseguem sobreviver por 5 a 8 anos. No Estado, um dos principais protetores dessas aves são os filiados da Associação Ornitológica do Ceará (AOC). A entidade atua desde 1976 e conta com cerca de 130 associados. A grande maioria em Fortaleza, mas também em cidades como Horizonte, Pindoretama, São Benedito e Eusébio.