Passarinheiros são homenageados na Câmara

Legislativo Municipal homenageou Associação dos Criadores de Pássaros Silvestres de Gravataí pelos 10 anos de fundação

Na última terça-feira (27/11/2012), a Câmara de Vereadores realizou sessão especial de reconhecimento e homenagem à Associação dos Criadores de Pássaros Silvestres de Gravataí, pela passagem de seu 10º ano de fundação. O evento proposta pelo vereador Robertinho Andrade (PP) aconteceu no Plenário do Legislativo, onde foram feitos relatos sobre as atividades da Associação, que demonstraram a importância da criação de pássaros em cativeiro, procedimento que segundo os associados contribui para evitar a extinção de vários espécimes.


Robertinho destaca a associação

Roberto Andrade: “Parabéns criadores de pássaros”

O vereador Roberto Andrade, que além de presidir a sessão solene também foi o proponente da homenagem, ressaltou a importância da associação no 10º aniversário de sua fundação. Destacou que ela foi criada em 21 de setembro de 1989 com o objetivo de estimular a criação de pássaros silvestres em cativeiro e diminuir o número de criadores ilegais em Gravataí, fundada por Nilson Xavier dos Santos, que posteriormente tornou-se o primeiro criador comercial do Estado. Robertinho lembrou que no mesmo ano foi criado o sistema de marcação de pássaros, com anilhas fechadas, tendo o controle, no caso de Gravataí, passado para o Ibama.

Na busca por inovações, assumiu a diretoria o Sr. Carlos Eduardo Franchi, comprometendo-se a realizar o sonho antigo da associação que era a conquista de uma sede própria, o que proporcionou a realização de mais de cinquenta eventos anuais. — Passados mais de 23 anos desde a fundação, é com satisfação que vejo a Associação de Criadores de Pássaros Silvestres de Gravataí continuar sendo uma das três maiores do Brasil, buscando soluções para ganhar força não só em número de criadores, mas também em número de pássaros na natureza. Por tudo isso parabenizo esta grande associação — encerrou Robertinho.

Tradicional foto dos homenageados com os vereadores

Mensagem do governo

O diretor-presidente da FMMA, Sérgio Sampaio, foi à sessão levar a palavra de incentivo do governo municipal aos criadores. Ele destacou a importância da Associação e disse que, apesar de ainda não estar muito bem convencido sobre o assunto, garantiu que depois de ouvir a explicação dos representantes passa a ter outra visão, e faz questão de daqui para frente de colaborar naquilo que for necessário para atender às demandas dos criadores.


Criadores satisfeitos

Carlos Eduardo Franchi, presidente da Associação dos Criadores de Pássaros em Cativeiro de Gravataí, entidade localizada na Pda. 77 da ERS-020, explicou à reportagem do JG que cerca de 900 associados estão em dia com suas anualidades (R$ 100,00 por associado mais taxa de R$ 30,00 anual ao Ibama). Carlos Eduardo, que estava acompanhado do passarinheiro Paulo Hoos, contou que hoje são criados em cativeiro vários tipos de aves, como azulões, cardeais, coleiros, trinca-ferro, canários, curiós e outros. Ressaltou que todos os criadores são amadores na busca da melhoria de seus planteis. Disse também que um que outro acaba comercializando os pássaros, mas que a maioria o faz mesmo por puro hobby.


Agradecimento

Vereador Roberto Andrade entrega homenagem
 ao presidente Carlos Eduardo
O presidente Carlos Eduardo fez um relato completo sobre a importância da criação de pássaros em cativeiro, que, segundo disse, evita que as variedades se percam. Observou que hoje se tornou comum as pessoas verem canários, azulões e muitos outros pássaros próximos das cidades, em grande parte porque os amantes dessa atividade deixaram de caçá-los e passaram a ter seus próprios criadouros. O presidente agradeceu a Câmara e afirmou que a homenagem vinda dos poderes constituídos mostra que tudo que é feito com carinho, dedicação e sustentabilidade mais cedo ou mais tarde aca acaba sendo reconhecido. Carlos Eduardo também agradeceu o governo municipal, representado no ato pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Sampaio, e tranquilizou aos que ainda olham de viés para a associação garantindo que tudo que é feito pelos criadores nada mais é que manter a continuidade da vida das espécies.


--
Fonte: Jornal de Gravataí - ANO 8 - EDIÇÃO 1584ª - DIÁRIO - QUINTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2012 - pág. 12.

Nenhum comentário :

Postar um comentário