segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como evitar os ovos sem casca ou amolecidos

Por 
Alessandro Perin


A postura de ovos sem casca ou com a casca amolecida é um problema e deve ser resolvido o quanto antes. Tal fenômeno ocorre devido a Osteomalacia, que é o enfraquecimento e desmineralização dos ossos devido à deficiência em vitamina D. Nas aves adultas é conhecida também como raquitismo, que ocorre na maioria das vezes nas fêmeas, por causa da grande quantidade de minerais necessários para a postura.

A Osteomalacia pode, inclusive, causar a morte do pássaro, o qual fica magro, sente dor no corpo, dificuldade de locomoção e se alimenta pouco. Nos casos mais graves a ave tem paralisia e convulsões e acaba morrendo. A origem dela é sem dúvida a deficiência de cálcio, vitamina D e fósforo.

Se o criador perceber que isso está ocorrendo em seu criatório deve imediatamente reforçar a administração de cálcio, fósforo e vitamina D. Esses nutrientes podem ser encontrados facilmente nas farinhadas encontradas nas casas de rações ou em medicamentos que podem ser dados na água do bebedouro.

O criador pode fornecer, ainda, ao pássaro a vitamina D3. Também é recomendável que a ave seja colocada alguns minutos no sol, para receber alguns raios violeta, o que ajuda a combater o raquitismo. Também é recomendável que essa fêmea não seja muito utilizada para reproduzir até que esteja recuperada.


--
Fonte: http://www.avesenoticias.com.br/noticias/138-ovos-

Nenhum comentário :

Postar um comentário