Muda de Penas - Cuidados importantes

A substituição de todas as penas das aves é comum em determinada época do ano. É um processo natural de suas vidas, normalmente relacionado a fatores biológicos. Esta substituição ocorre para que a ave possa manter condições ótimas de vôo, com penas novas e perfeitas. No dia a dia, é normal que, por algum motivo, alguma pena venha a cair. Quando isso ocorre, o organismo faz com que nasça outra em seu lugar.

O périodo de troca de plumagem, mais conhecido como "muda", envolve uma série de processos que não são percebidos, como, por exemplo, a organização do aparelho reprodutivo. Durante a muda os machos "esfriam", param de cantar e, na maioria das vezes, diminuem muito a sua movimentação na gaiola. Algumas fêmeas não produzem óvulos, e os machos podem perder temporariamente a fertilidade. As penas devem cair natural e gradualmente, sem que todas caiam ao mesmo tempo, já que a ave necessita sempre de uma quantidade razoável de penas para manter-se aquecida e para voar. Se houver áreas de pele expostas, ou se a gaiola aparecer, de um dia para o outro, repleta de penas, é sinal de que há algo errado com a saúde do animal. De toda forma, a muda de penas, ainda que seja gradual, debilita muito as aves. Por este motivo, os cuidados devem ser redobrados. Atenção às mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar, além de cuidados com a suplementação de vitaminas, aminoácidos e minerais.
Temperaturas mais elevas podem favorecer mudas mais rápidas e, por este motivo, muitos criadores encapam as gaiolas no intuito de manter as aves mais protegidas de eventuais mudanças na temperatura. É importante, no entanto, ter cuidado para que uma ventilação mínima saudável seja mantida, já que a amônia, proveniente dos excrementos, pode causar intoxicações na aves, quando em ambientes muito abafados.

A muda ocorre, em geral, após o período reprodutivo. No Brasil, para a maioria das aves, isto acontece entre janeiro e março. Sabe-se, no entanto, que fatores como temperatura, umidade relativa do ar, e aspectos comportamentais podem influenciar a entrada da ave em muda. Na natureza, o período de troca de plumagem pode durar em torno de quatro meses. Quando as aves são mantindas em gaiolas, no entanto, normalmente em dois meses a muda já está completa.

A diversificação aliementar e a suplementação são essenciais para qua a muda ocorra por completo e para que os pássaros saim desse perído saudaveis e com vigor. O estado nutricional da ave ao iniciar o período de muda também é muito importante. Para garantir a nutrição ideal dos pássaros no período de manutenção, utilize rações e farinhadas balanceadas.

--
Fonte: Jornal Informativo Alcon Julho 2009 - nº 14 - pág. 6.

65 comentários :

  1. Ola meu nome é lucas eu sou novo neste ramo de criação de trinca ferro, eu gostaria de saber se pode dar algum remnedio cheio de vitaminas e aminoacidos e minerais pro meu trinca ferro pois ele estar no periodo de muda. eu encontro muitas penas de um dia pro outro na gaiola isso é normal?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas sugiro que leia o seguinte artigo
    http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/2010/03/muda-vitaminada-certo-ou-errado.html

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. boa noite me chamo sandro tenho dois trinca em muda e um estar saindo de muda .eu dou aos dois ,protovit estou certo..

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandro, pode fornecer sim só cuidado para não exagerar, eu aqui uso o aminomix pet + organew pet e todos os meus trincas já estão enxutos com exceção dos filhotes. Você pode misturar na ração e na farinhada já o protovit você pode pigar 1 gota nas fruta e legumes. Ok! Na dúvida procure um veterinário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. meu trinca ferro ta na acbando a muda posso dar avitrin vermifugo pra ele e um filhote primeira muda

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, recomendo a leitura do seguite artigo: Coccidiose: Entendendo o Mistério! Postado aqui no blog. Na dúvida procure um veterinário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. meu nome ricardo, meu trinca ferro encruou a muda,qual a vitamina e os cuidados devo ter pra ele não ficar doente.como posso fazer para q ele troque a pena de volta,obrigado.

    ResponderExcluir
  8. meu trinca ferro encruou a muda,qual a vitamina devo dar e qual os cuidados devo ter? Como poso fazer para que ele cai na muda denovo? Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo o ideal é você procurar um veterinário, muda encroada pode ter varias motivos como: alimentação incorreta, parastias internos e externos, ambiental, nutricional etc.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Marcia e ganhei um trinca ferro do meu marido, gostaria de saber se possível, porque que em um dia ele canta muito e em outro ele não canta nada? Ele tem um ano de gaiola. isso é normal? Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcia pelo que eu entendi o seu pássaro tem um ano de idade. Ele ainda é um filhote isso é normal e tambem não estamos na epoca de trinca cantar quente. Espere chegar final de julho e começe a dar uns passeios com ele e em breve ele estara cantando firme.

    ResponderExcluir
  12. bom dia meu nome é danillo crio trincas de roda peguei um trinca recentimente e testei domingo na roda ele canto bem ,só q em casa berra muito e na roda canta baixo e nao quer saber de brigar isso é normal ? oq devo fazer do alguma vitamina qual é a melhor para ele? nunk dei vitamina alguma

    ResponderExcluir
  13. boa tarde meu nome é regi crio trincas a pouco tempo; tenho uma femagem gostaria de saber qual o tempo certo pra fazer o cruzamento e espaço adequado.

    ResponderExcluir
  14. Reginaldo,
    Depende muito da fêmea tem fêmeas que com 10 meses começam a reproduzir outras começam apartir do terceiro ano. Hoje já temos nos mercado gaiolas adequadas para a reprodução de trincas eu utilizo com as seguintes dimensões para fêmea 80x46x40 e para o macho 45x46x40.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. caros amigos tenho um trinca mais toda a ves q venho do torneio e coloco pra descansso ele perde penas pequenas e isso é toda a ves mesmo q devo faser

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde , tenho uma femea de trinca , e ela esta com um problema de plumagem, as penas não conseguem crescer, elas se quebram todas , já observei para ver se a femea estava quebrando com o bico, mas não é , gostaria de uma ajuda de vocês.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  17. TRINCA FERRO NA MUDA DE BICO QUAL É A ALIMENTAÇÃO MAIS PRATICA E QUAL O TEMPO QUE LEVA PARA FAZER ESTA MUDA?

    ResponderExcluir
  18. qual a medicação usada na muda de penas e por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  19. Olha amigos, então tenho um problema serio e preciso da ajuda de vocês, eu tenho um trica muito bom, paguei 3 conto nele, já estou com ele quase 1 ano, em fim, logo quando ele veio aqui para minha casa ele sentiu a mudança de ambiente, ai começou a cair penas dele, mas caiu muita pena pequena e unas 2 grande, ai eu comecei a sair com ele, e ele parou de fazer a "muda", ai passou o tempo e umas 2 semanas ele começou a muda de novo, caiu umas 6 penas grandes, só que eu tava doido para levar para uma baderna com um amigo, ai como ele tem muito mas tempo criando trinca do que eu eu escutei ele, ele falou que era só eu esquentar ele de novo que ele parava de fazer a muda, e foi oq aconteceu, ele parou, levei ele para o torneio e ele deu uma festa la, ganhei a baderna, só que agora ele estar muito feio, suas penas estão um lixo e preciso fazer ele entrar na muda, urgente, já estou deixando ele de capa fechada, e em ambiente escuro e calmo, mas o bicho não para de cantar, parece uma maquina, rs, por favor alguém pode me ajudar como faço ou forço ele a entrar na muda ? obrigado dês de já.

    ResponderExcluir
  20. Ola amigos meu nome é Fabio tenho um trinca-ferro e ele não terminou a munda ainda,pois já estamos em junho,o que eu devo dar para ele? Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Felilipe, olá! Espero que já tenha conseguido fazer seu trinca entrar na muda, caso ainda não tenha, manda um e-mail pramim que te dou a dica.. Blz! Abraços! silvio28bc@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. ola amigão tenho um trinca ja meio idoso e ele acaba de fazer uma muda passa uma ou duas semanas cai penas novamente e as mudas dele são de 3 à 4 meses
    gostaria de saber se tem um remedio especifico para essa melhora

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda.
    Eu tenho um trinca crônico ele entrou na muda, ele está cheio de pena para cair, mais não cai. O que eu devo fazer para essas penas cairem e ele fazer a muda normalmente?

    ResponderExcluir
  24. boa tarde, meu nome é tiago estou com dois trincas na muda de pena e bico,gostaria saber o nome de alguma vitamina que eu possa usa para eles ?

    ResponderExcluir
  25. Olá Tiago, nessa fase da muda de bico forneça bastante legumes, frutas macios, larvas de tenébrio, osso de siba e um bom grit. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. eu tenhor um picharro que ele ta em mudar mais nao cai perna nem uma oque que eu faço

    ResponderExcluir
  27. eu tenhor um picharro ele estar em mudar so que nao cai perna caiu so uma na semana depois nunca mais caiu oque que e faço?.

    ResponderExcluir
  28. Meu trinca ferro trancou a muda de pena oque devo dar para ele trocar serto?

    ResponderExcluir
  29. OLA AMIGO EU TENHO EM TRINCA FERRO DE UM ANO DE GAIOLA MAIS ELE CANTA BAIXO E ELE NÃO ESTA MACHEANDO OQUE EU FASO ME AJUDEM POR FAVOR OBRIGADO

    ResponderExcluir
  30. qual a época que o trinca ferro entra na muda ?

    ResponderExcluir
  31. boa tarde amigo trica ferro na muda deve ficar em gaiolas grande ou media e vitamina qual eu devo dar

    ResponderExcluir
  32. gostaria de saber o que devo dar para meu trinca ferro na muda pos estou dando maça e gilo gostaria de saber se devo continuar e se vc tem algu p me recomendar

    ResponderExcluir
  33. Ola gostaria de saber o devo dar p trinca ferro na muda pos estou dando maça e gilo

    ResponderExcluir
  34. Ola meu nome é Rafael. Crio pouco tempo trinca,peguei de um amigo meu eu sei que ele e bom mas comigo esta muito fraco fica 3 meses calado e canta umas 3 semanas depois cala de novo oq devo fazer ...
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  35. Boa noite , peguei um trinca de um amigo meu eu sei que ele e muito bom mas aqui na minha casa ele esta muito fraco e ja tem uns 6 meses e ele canta uns 4 dias e cala depois so volta a cantar depois de uns 2 meses e canta um pouquinho depois cala de novo . Oq eu faço ...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Boa noite tenho um trinca ferro com 1 ano e 3 meses de vida e muito valente e canta para outro com muita facilidade entrou em muda no caso a segunda muda de gaiola esta iqualando o que eu posso dar a ele para ele melhorar o rendimento em canto.

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu trinca tem um ano e meio de gaiola, fez a segunda muda e não cantou mais. Eu trato dele muito bem, mas ele continua frio. Parou de cantar em fevereiro e já estamos em julho, o que devo fazer?
    Gilson
    sargentomagrao@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, meu trinca tem um ano e meio de gaiola, fez a segunda muda e não cantou mais. Eu trato dele muito bem, mas ele continua frio. Parou de cantar em fevereiro e já estamos em julho, o que devo fazer?
    Gilson
    sargentomagrao@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Ola meu trinca esta com as penas muito feia e no seu pescoço ja esta sem penas tem algum remedio.

    ResponderExcluir
  40. Ola amigo.

    Tenho um trinca que está com algumas penas desalinhadas na asa e tambem, percebo que ele é um pouco "duro" para voar. Esta em uma voadeira.
    Sabe me dizer o que poderia fazer para que as penas da asa fiquem alinhadas novamente e tambem o que poderia fazer para voar com mais leveza no gaiolão?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Ola amigo tenho um trinca que está na muda e nao para de cantar e normal?

    ResponderExcluir
  42. Ola, meu nome é Maicon! Eu tenho um Tf que entro na muda e não esta cantando completo, ele só da uma nota e para isso é normal??

    ResponderExcluir
  43. Ola amigos! eu tenho um trinca ferro que esta na muda e ele quando canta só da a primeira nota, ele não esta completando o canto isso é normal?

    ResponderExcluir
  44. ola.meu trinca entro na muda caio o rabo e ñ quer nase.o q fasso???

    ResponderExcluir
  45. Um criador antigo de trinca ferro falou pra mim não limpar o fundo da gaiola quando ele esta na muda e verdade isso?

    ResponderExcluir
  46. ola amigo tenho dois trinca ferro com problema,um começa trocar as penas depois parar quando ele começa cantar volta cair denovo, outro trica ferro estava cantado muito coloquei pipino para ele duas semana ele ficou frio oq eu faço ?

    ResponderExcluir
  47. oi bom dia sou marcio ,meu ajuda meu trinca não sei se ele esta doente, ele so fica no fundo da gaiola, as penas dele esta feia uma asa ja quase não tem pena,a cabeça já esta pelada so fica se-batendo no fundo da gaiola,outra coisa ele estava virando a cabeça o que eu faço, ele não esta abrumando

    ResponderExcluir
  48. Oiá minha fêmea ta caindo a pena da cola pela segunda vez e normal

    ResponderExcluir
  49. Bom dia meu nome é Edson , meu trinca ferro entrou na muda será que é viável eu deixá lo coberto pois aqui no rio de janeiro esta muito quente

    ResponderExcluir
  50. boa noite meu trinca nao faz muda e nao para de cantar oq eu fasso

    ResponderExcluir
  51. boa noite tenho um trinca que nao fez uma muda correta e nao para de cantar oq e fasso

    ResponderExcluir
  52. Bom dia.tenho um trinca ferro muito bom mas ele está com as pena muito feia,rabo quebrado asas danificada e quase não voa mais.mais . Já dei vários tipo de remédio pra ver se ele entra na muda mas não obtive nem um resultado.resultado . Já dei cálcio, remédio de verme,polivitamico,revitalizando labcon clube e nada funcionou.funcionou . oq devo fazer agora?

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde . meu nome eh Marcelo . eu sou novo neste ramo de trinca ferro . e gostaria de saber de como sei que o trinca vai entrar na muda . obrigado .

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde . meu nome eh Marcelo . eu sou novo neste ramo de trinca ferro . e gostaria de saber de como sei que o trinca vai entrar na muda . obrigado .

    ResponderExcluir
  55. bom dia. tenho um trica ferro e tem uns 10 dias que ele nao canta so fica chamando oq pode esta acontecendo com. obs ele esta com os cantos do bico amarelado

    ResponderExcluir
  56. Me respondão por favos. Meu TRINCA FERRO entrou na muda final de agosto. Porque isso ocorre?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite meu nome é André meu trinca ferro saiu da muda tá cantando mas tá meio frio e a plumagem dele não está completa na parte da nuca tá quase sem me falaram q é Pq ele encroou a muda e q só viria a ficar com a plumagem nova na próxima muda alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia meus amigos. Estou iniciando na criancão. Ontem eu peguei um trinca, não solto, comprei de um amigo. Sou um pouco inexperiente. O trinca ferro está fazendo muda, quero saber se posso colocá-lo para tomar banho de sol ou se é melhor esperá-lo secar toda a muda. Danilo Silva. Grato.

    ResponderExcluir
  59. Meu T.F novo esta na muda gostaria de saber se e bom deixa-lo encapado o dia todo ate sair da muda?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde tenho um trinca ferro que não quer crescer as penas mais esta cantando muito só cresceu uma asa dele o rabo Eas outras penas não quer crescer oque devo dar a ele já dei avitrin ferro mais não adiantou

    ResponderExcluir
  61. Ola bom dia meu nome é Júlio tenho 2 trinca ferro na muda , mais os dois não param de cantar disputando um com outro . isso é normal para a muda ,

    ResponderExcluir
  62. Tenho dois trinca ferro um esta em muda e o outro esta cantano e ele esta respodeno tem alguma problema

    ResponderExcluir
  63. Tenho dois trinca ferro um esta em muda de pena eo outro esta cantano bastante e n esta em muda e o que esta mudano esta trocano canto tem algum problema

    ResponderExcluir
  64. Bom dia, sou jumior, tenho trinca ferro que sempre é muito frio, e sempre está mudando de pena, ja tem 3 anos de gaiola. O que devo fazer pra que termine a muda. Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Meu trinca entrou na muda e não terminou tem 3 meses o que eu faço

    ResponderExcluir