Muda Vitaminada: Certo ou errado?!

Por
Dr. Felipe Bath

Prezados leitores a amigos! Estamos em uma época propícia ao tema daí a nossa escolha. A pergunta do momento é: o que posso fazer quando meu passaro está em muda? A resposta é complexa e vamos tentar discutir alguns pontos.

Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasitológico de fezes e até outros mais elaborados como salmonelose e mocoplasmose. É o momento também de descanso dessa ave, principalmente se está for de competição.

Esse período de muda seja de penas e/ou bico a ave fica mais quieta e letárgica mesmo. O canto diminui bastante e este não deve ser estimulado. Nessa fase coloque sua ave em local tranqüilo, mais escuro e sem contato visual ou sonoro com outra ave. Pode se manter na capa na maioria do tempo para proteção mesmo. O uso de ferro ou iodo na água só deve ser feito com o acompanhamento de seu veterinário e o intuito é forçar ainda mais essa queda de penas. Vejo muita gente usando ferro após a muda de penas e o resultado é um repasse de penas. Tem o momento certo de se usar esse artifício, ok.


Neste período além do reforço na dieta as aves devem ter uma maior percentual de proteína na dieta, assim como de vitamina A, além dos aminoácidos essenciais para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. Isso é alcançado se fornecendo farinhada de ovo a elas, ou ainda outra fonte de proteína como o próprio ovo cozido e tenébrias. Mas cuidado para não engordar essa ave.

O uso de vitaminas do complexo B não tem muita utilidade nesse período. Primeiro que não vai ajudar em nada nesse período e por acabar estimulando a ave a comer mais podemos terminar a muda com uma pequena a dieta a fazer depois. 

O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico onde a alimentação deve ser tenra e verduras verdes escuras (couve, chicória, almeirão) são bem vindos na dieta assim como milho e pepino, por exemplo.

Ainda em relação ao bico uma técnica simples que suaviza a muda é lixar o bico com uma lixa de unha mesmo removendo as imperfeições; após isso pode se passar no bico óleo de cravo que se compra em lojas de produtos naturais. Cuidado com a narina do passaro e para ele não comer o produto. Na duvida procure auxilio veterinário especializado, ok.

Despeço-me por aqui e um grande abraço a todos!

Foto 01 - mostra um curió que além da muda e bico
possui um crescimento anormal de bico inferior.
Foto 02 - mostra a mesma ave após lixar e passar o óleo de cravo.




Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ

Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160 

15 comentários :

  1. Que remedio ou vitamina ou raçao eu do pro meu trinca ferro na muda

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo! Remedio e vitaminas só com a prescrição do seu veterinario, ok. Em termos da dieta se voce captou a mensagem do artigo voce deve dar fontes de aminoacidos e proteinas como as farinhadas, ok. Abraços, Dr Felipe Bath

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uns caras que leem ,mas não interpretam nada é incrível.......

      Excluir
  3. dr.ganhei um trinca faz uns 3 meses e ele ta muito feio com as penas sem brilho e arrepiada.
    tem alguma coisa q eu poça fazer pra q ele entre na muda logo?
    desde ja agradeço..
    abraçosss

    ResponderExcluir
  4. OK! Ja respondido no outro artigo, ok.

    ResponderExcluir
  5. meu trinca ferro esta feio na muda de pena qual o remedio e alimento certo a dar pra ele

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera!

    Remedio infelizmente aqui nao é o lugar. Voce pode acessar www.niaas.com.br e fazer uma consultoria. E a questao de alimentos voce pode conferir na parte de entrevista aqui do Blog, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Meu trinca esta com diarréia e esta trocando de bico oque devo fazer?Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  8. eu sou o rodrigo meu trica já entrou na muda mas de uma vez já a quarta vez que cai pena o eu faso

    ResponderExcluir
  9. Sou criador de Bicudos a mais de quarenta anos,nunca tive problema de pássaros na muda, sempre me preocupei exclusivamente com a alimentação natural de preferencia, sorgo, capim navalha, verduras de boa procedência sem agrotoxico, e, na minha opinião o melhor remédio ainda e o banho de sol, fundamental para fixação de qquer vitamina no organismo da ave, desnecessário se faz lembrar que na medida do possível, devemos coloca-los no horário das 8.00hs as 10.00hs., administro na banheira de banho, uma colher de cafe de vinagre de maca.grato

    ResponderExcluir
  10. amigos comprei um trinca ferro sou novo nisso posso dar milho verde pra ele
    obrigado pela força se aguem poder me ajudar leandro

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana, você pode oferecer milho verde 1 vez a cada 15 dias. Eu gosto de ferventar as espigas por 5 min. deixo esfriar e ofereço para as aves.

    ResponderExcluir
  12. boa tarde!

    meu amigo adquiri um belo e muito bom trinca ferro neste ultimo ano em outubro ele iniciou a muda de penas e parou de cantar totalmente, esta semana e voltou a cantar pouco mas alto, porem as penas continuam caindo bem isso é normal?

    ResponderExcluir
  13. Meu trinca ta sainda da muda posso dar pepino? Ele ta trocano o bigo tbm sera q posso dar pepino

    ResponderExcluir
  14. Meu trinca ta terminano a muda posso da pipino o bico tbm ta comecando a troca sera q posso da pipino?

    ResponderExcluir