Criadores vêem a luz no fim do túnel

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O presidente da COBRAP - Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos, Aloísio Tostes, entregou a contra proposta da Instrução Normativa, que visa a regularização dos criadores de pássaros. O documento foi entregue ao o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas(Dbflo), Américo Tunes, na data dessa quarta-feira(22), na sede do Ibama, onde estiveram presentes o presidente da FEOSP, José Vilmar e os representantes da bancada Eco-Passarinheira .

O Diretor mostrou-se preocupado com a situação atual dos criadores e que uma análise criteriosa será feita no documento. “O Ibama analisará todas as sugestões feitas pelos criadores e tentará amenizar as divergências entre o instituto e o setor.”, enfatiza Tunes

Outro ponto crítico apontado pelo diretor é a situação do Estado de São Paulo, onde ocorrerá uma reestruturação do setor de fauna, que, hoje, encontra-se praticamente desativado, não havendo atendimento aos criadores desde março desse ano.

Também informou que um dos objetivos do órgão é descentralizar as responsabilidades para os estados em relação a fauna e a flora. Com isso, cada Estado saberá as próprias deficiências e poderá, tendo autonomia, atuar nos pontos mais problemáticos, tendo o Ibama como ponto de apoio.

Os integrantes da bancada Eco-Passarinheira questionaram o atraso na entrega das anilhas. De acordo com Tunes, o problema será solucionado no final de outubro, pois o Pregão efetuado no início de setembro foi cancelado por problemas técnicos do próprio Ibama. Com isso, ocorrerá outro processo de licitação no início de outubro e, assim, as anilhas estarão disponíveis no final do mesmo mês.

O Deputado Nelson Marquezelli, que não pode comparecer a reunião, devido a compromisso pré agendado espera que todos os encaminhamentos dados possam ser cumpridos. “Há mais de um ano acompanho a difícil situação vivenciada pelo criadores, principalmente no Estado de São Paulo.”

--
Teresa Cristina
Assessoria Deputado Nelson Marquezelli

Nenhum comentário :

Postar um comentário