Minerais Orgânicos Quelatados

Os minerais são substâncias de origem inorgânica, que apresentam funções fundamentais para a manutenção da vida, pois estão envolvidos em quase todas as vias metabólicas do organismo animal. Eles compõem aproximadamente 4% da matéria corporal da maioria dos animais.

O organismo não consegue sintetizar os minerais, sendo essencial a sua ingestão. Alguns minerais são requeridos em grande quantidade, por serem os principais constituintes dos tecidos duros (ossos, bicos, escamas, unhas, pêlos), e por participarem na manutenção do ritmo cardíaco, na contração muscular, na transmissão de mensagens entre os neurônios e no equilíbrio ácido básico nas células. Estes são classificados como macrominerais. Outros são requeridos em quantidades ínfimas, mas nem por isso são menos importantes. Apresentam papel fundamental no controle do metabolismo, ativam enzimas e hormônios, regulam a atividade celular e ativam o sistema imunológico. São os chamados microminerais.

Para animais mantidos em cativeiro, a escolha dos alimentos e o equilíbrio da dieta ficam sob responsabilidade dos tratadores. Fornecer a proporção correta de proteina, gordura e fibra é uma tarefa delicada quando a base da dieta não é a ração balanceada, mas sim misturas de sementes, carnes, patês e outras dietas caseiras. Não podemos esquecer das vitaminas e dos minerais, onde tanto a carência quanto o excesso trazem prejuízo à saúde animal. Outro ponto é a qualidade dos nutrientes disponibilizados, pois nem todos conseguem ser absorvidos. Podemos correr o risco de oferecer um suplemento em que os minerais sejam completamente eliminados pelas fezes.

A absorção dos minerais ocorre no intestino, e normalmente depende da ligação destes com uma molécula orgânica, sejam proteínas, carboidratos ou aminoácidos. Nem sempre o pH do intestino favorece esta ligação. Além disso, algumas substâncias e outros minerais podem inibir a absorção destes elementos. Os minerais são facilmente absorvidos quando são oferecidos já ligados às moléculas orgânicas. São denominados Minerais Orgânicos Quelatados.

Com uma dieta equilibrada, o sistema imunológico será fortalecido e os patógenos serão rapidamente  neutralizados, diminuindo a incidência de doenças.

MicromineraisMacrominerais
CromoCálcio
CobaltoFósforo
CobreMagnésio
FlúorPotássio
IodoSódio
Ferro---
Manganês---
Molibdênio---
Selênio---
Vanádio---
Zinco---
Enxofre---
Cloro---


--
Fonte: Jornal Informativo Alcon - Abril 2010 - nº 16 

Nenhum comentário :

Postar um comentário