Maverick: Campeão Mineiro 2010


Em seu primeiro ano de disputa nos torneios de fibra o Trinca-ferro Maverick, mesmo sem muita experiência estreou nas rodas do campeonato da FEOMG ultrapassando os 140 cantos.

O Blog Trinca-Ferro verdadeiro esteve com Gustavo Montilha para obter mais informações sobre o Maverick, confira!

TFV - O Maverick já esta com você há quanto tempo?

LGMHá três anos. Estávamos em um torneio em Santa Luzia e após o término to torneio, fomos convidados a ir à casa de um amigo nosso, onde ele nos mostrou o trinca. Fizemos o teste com o Filé e Bililiu (trincas de torneio) e pra variar, ele deu um show em cima dos nossos trincas de torneio, ai, fechamos negócio como combinado.

TFV - Quando o Trinca-Ferro Maverick foi apresentado em torneios e ele estreou nas rodas com media de quantos cantos?
 

LGM - No 1º torneio da FEOMG que ele participou, terminou em 3º lugar com 143 cantos.
TFV - O tratamento que você dá a ele é adequado? Você estudou o comportamento dele?
 

LGMPensávamos que sim, mas este ano o levamos para um consulta veterinária especializada e, após a consulta, foi constatada que ele precisaria de um tratamento certo, com complexo vitamínico (sais minerais, vitaminas e aminoácidos) e alguns complementos para fortalecimento hepático, imunidade intestinal. O comportamento dele é estável, normal, não tendo nada de especial. Esse ano estudaremos como realmente vai ser seu comportamento após o tratamento. Acredito que faça uma grande temporada, aumentando sua média de cantos.

TFV - Sabemos que para um Trinca-Ferro tenha bom desempenho nas rodas é preciso que o pássaro faça exercícios. Qual o tamanho da gaiola que ele mora? Ele fica nessa gaiola durante todo o tempo? Você o retira dessa gaiola um dia antes de viajar para o torneio?
 

LGM - O tamanho da morada dele é de 3m de comprimento e 0,9m de largura e 0,8 m de altura. Fica na gaiola de torneio a partir do sábado.

TFV - Como é a alimentação dele hoje?
 

LGM - A alimentação dele hoje é normal, é colocado vários recipientes para livre escolha do pássaro, além de muitas frutas (mamão, laranja, maçã, pêra etc.), verduras (pepino, jiló, couve, pimentão, milho etc.) e tenébrios. As frutas e as verduras são dadas, pelo menos, um tipo de cada, a cada dois dias. As larvas de tenébrios são fornecidas cinco a cada três dias. Em suma, a alimentação dele consiste em uma grande variedade de rações, sendo complementada de segunda a quinta com vitaminas C (tipo Orosol) e de sexta à domingo com Glicopan, inclusive nos torneios.

TFV - E quando chega à época dos torneios, há alguma alteração na alimentação?
 

LGM - Até hoje não. E, após a consulta ao veterinário, não precisamos mudar a alimentação na época de torneios.

TFV - E a alimentação no dia antes do torneio, no dia da prova e na véspera?
 

LGMNa roda do torneio damos Alcom tipo top life e apenas melão na 1ª marcação. No dia anterior três verduras (milho, pimentão e couve) e duas frutas (mamão, Macã) para livre escolha.

TFV - E o manejo quanto à fêmea (dose de fêmea). Qual é o relacionamento dele com ela?
 

LGMO Maverick é um trinca de fácil manejo. O relacionamento dele com a fêmea é muito bom, são bons companheiros. Durante a semana fica ouvindo o pio da fêmea sem se verem até a sexta feira, quando os coloco na gaiola dupla no sábado encapados. E assim é só colocar no carro no domingo cedo e viajar para o torneio. Ao chegar no torneio o coloco em sua gaiola para ir direto para a roda.

TFV - Qual é a característica do Maverick nas rodas?  O que ele mais gosta na roda?
 

LGM - É cantar cercando o adversário com fibra. Quanto mais o adversário canta e briga, mais ele quer cantar e, além de cortar o canto, aumenta sua média.

TFV - Como foi o desempenho dele no campeonato FEOMG nesta trajetória de 17 etapas?
 

LGMFoi muito satisfatório para o 1º ano dele em rodas. Ganhou 60% dos torneios.

TFV - Qual foi a melhor marca dele nesse campeonato?
 

LGM - 195 cantos no torneio de Brumadinho.

TFV - Como você classifica o Trinca-Ferro Maverick em relação a outros Trinca-ferros de roda que você já possuiu?
 

LGM - O melhor trinca e de mais fácil manejo que já vi. Além de cortar muito o canto na roda.

TFV - O que falta no estado de Minas Gerais para que o esporte (competição de fibra para Trinca-Ferro) possa navegar de vento em polpa?
 

LGM - Falta a união entre passarinheiros e a união e respeito da federação para com os passarinheiros de um modo em geral. 

TFV - Na próxima temporada você pretende fazer alguma mudança no manejo?
 

LGM No manejo acredito que não, até porque, após a consulta, a veterinária não comentou nada sobre esse assunto. Cada trinca tem seu manejo com fêmea, gaiolas etc.

TFV - O que você acha da conduta do IBAMA com os passarinheiros?
 

LGMNa verdade, acho que a federação deveria solicitar a presença de representantes do órgão em torneios para maior respeito e confiança entre ambos.

TFV - O que você mais preza nos torneios?
 

LGM - A felicidade dos participantes em ver seus trincas corresponderem nas rodas, a honestidade, fidelidade e respeito dos concorrentes.

TFV - Qual a mensagem que você gostaria de deixar aos leitores do Blog que sonham em ter um Trinca-Ferro campeão?   

LGMÉ persistir, nunca desistir de procurar um pássaro, mas para isso deve-se dar as condições necessárias a boa vivência da ave. Que os leitores aproveitem o Blog, colhendo informações contidas no mesmo e assim poderão ter bases sólidas para manejos, consultas, veterinários, dúvidas etc. Os leitores devem aproveitar o Blog, só assim tornarão a classe maior e respeitada por tudo e por todos os órgãos ambientais.




Teve alguma dúvida!? Então deixe um comentário!

3 comentários :

  1. PARA QUEM QUISER VER O MAVERICK EM AÇÃO ACESSE:
    http://www.youtube.com/watch?v=3oej6T9ZzHA
    ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. porque naõ fazem uma entrevista com um trinca ferro de verdade como zandonaide, cerol,radar,veneno,tira onda,raio de fogo etc..
    não querendo desmerecer o maverick mais é um trinca ferro de pouca expressão....

    ResponderExcluir
  3. Meu pixarro da media de 13 por minuto ate 10.30 sepois cai a producao. Para 6 por minuto o q eu devo fazer pata manter essa media ate o final 11.00 rs

    ResponderExcluir