Areia em Aves: O que nunca foi dito a você!

Por
Dr. Felipe Victório de Castro Bath 


Prezados leitores estou de volta!  A hora dos torneios esta chegando e para aqueles me acompanham nesta coluna estou me recuperando e como a própria logomarca da minha clínica (NIAAS) que é uma Fênix renasço das cinzas neste ultimo mês. Já deixo um grande abraço ao meu amigo Oscar de Olaria e a escudeira Mariane.  Neste mês sempre ao ritmo de Legião Urbana e ao lado do estagiário Leonardo de Itajaí escrevo esta coluna hoje. Então lá vamos nós de novo nessa aventura. Boa leitura!

Confesso que estou sem nenhuma brilhante idéia para o artigo de hoje, mas uma luz divina derrubou um saco de areia da prateleira e hoje falarei sobre o uso de areia e semelhantes na criação de aves. Afinal quem está certo na historia?! O sistema digestório de toda ave começa no seu bico e seu sistema de apreensão de alimentos. Nenhuma ave tem dente e nisso concordamos. As aves possuem inúmeras papilas táteis ou de pressão dentro da orofaringe e raríssimas papilas gustativas, mas conseguem diferenciar os extremos de sabores de amargo ao extremo doce. Daí muitas vezes vem à dificuldade na hora de se colocar certos medicamentos na água para a ave beber. E termos que lançar mão de certos artifícios como colocar açúcar na água. Quando digo açúcar é açúcar mesmo de mercado e não similares veterinários que o gosto não é tão doce assim.
Voltando a areia... esta ira funcionar auxiliando o processo digestório das aves na moela que é o estômago mecânico do processo. Muitas vezes vemos aves fazerem fezes com a presença de alimento mal digerido ou sementes inteiras nas fezes e isso se da muitas vezes pela simples falta de areia para a ave ingerir. Lógico que é apenas uma das causas e uma das mais simples.

Outro fato interessante são as inúmeras variáveis de areias disponíveis.. tem areia que vem com pedra canga, areia com casca de ovo, farinha de ostra, vem com cheiro ou sem cheiro e por aí vai a grande oferta de matéria prima. Muita gente acha que dando areia com casca de ovo e farinha de ostra estará evitando problemas reprodutivos ou distúrbios comportamentais por falta de cálcio. Mas na verdade a idéia original é suplementar fósforo. Então meus amigos quando vocês tem uma fêmea colocando ovo de casca mole, ave com muda de bico crônica, ave bicando o reboco da parede onde a gaiola fica ou para as calopsitas que roem o rejunte o objetivo é suplementar fósforo e não cálcio como é disseminado pela esmagadora maioria.

Que choque ne?! Eu sei. O equilíbrio cálcio-fósforo da ave é um dos mais notórios que existe; uma vez que a mesma tem que ser leve o suficiente para voar e ser forte ao mesmo tempo. De maneira geral qualquer produto que vem da terra como as sementes possuem um equilíbrio alterado para 5 de cálcio para 1 de fósforo quando o ideal é de 2:1. Aí vem a história da nutrição em aves e do equilíbrio da dieta da ave com farinhadas, extrusadas, etc. Na verdade falta fósforo e a absorção acaba sendo desequilibrada favorecendo o surgimento dos problemas citados. O que muitas vezes o uso dessas areias tenta corrigir, ok.

Eu particularmente sou fã da areia do Criadouro Picinini, mas logicamente é mais cara justamente pelo uso desses "aditivos" naturais. Um fato importante é que inúmeros criadores adicionam produtos químicos ou adsorventes de micotoxinas em doses elevadas pensando que estes produtos irão absorver as toxinas da comida que a ave ira ingerir. Na verdade e de fato a médio-longo prazo estarão comprometendo a absorção de micronutrientes em suas aves e muitos desses são importantes na reprodução da mesma como zinco, cobre, cobalto, etc.. aí depois vem a queixa de que o pássaro não enche ovo ou a fêmea não apronta nunca.

Um fato curioso é que a grande maioria dos passeriformes que se alimentam de sementes por natureza colocam pequenas pedrinhas dentro do bico em sua parte superior justamente para ajudar na quebra dos alimentos. Comportamento interessante ne?! E tem gente que acha que ave não precisa de areia. Isso é muito mais evidente em bicudos. Quando você observar isso em sua ave lembre-se que ela pode estar com dificuldade na quebra das sementes e outras opções mais macias são viáveis como as verduras/legumes e farinhadas, ok.

Logicamente já falamos sobre muda de bico e sabemos que o que leva uma ave a muda de bico crônica não necessariamente é a falta somente de fósforo, mas principalmente a vitamina A e aminoácidos essenciais. Essa deficiência pode ser primária, ou seja, a ave não ingerir ou secundária a alguma lesão intestinal normalmente por coccidiose; aí vale a pena dar uma lida nos artigos anteriores, ok.

Não esqueçam que o uso de produtos como ovo e a casca de ovo devem passar por processo térmico a fim de evitar principalmente a Salmonella spp. Isso vocês conseguem fervendo essas cascas ou ovo por 20 minutos a partir do momento que levanta fervura. E no final para as cascas de ovos ainda devem ser secas e desidratadas no forno, ok.

É isso que tinha a dizer a vocês. Me despeço por aqui. Desejo a todos e em especial aos meus clientes um bom um inicio de temporada e aos amigos parceiros estaremos juntos na Leopoldina mais um ano. O pensamento do dia hoje é muito grande por isso deixo a indicação de leitura do clássico: Pegadas na Areia. Um bom dia a todos. Forte abraço e até a próxima!



Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!



Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160

5 comentários :

  1. Dr. Felipe,

    Pássaros que se alimentam somente com ração extrusada tem necessidade de fornecer areia?

    E essas misturas que tem no mercado com a seguinte composição: Calcário Calcitifico, Mineral Tratado, Fosfato Bicalcico, Conchas e Ostras Moídas, Casca de Ovo, Carvão Vegetal, Argila, Aragonita, Carbonato de Cálcio, Dolomita e Suplementos Vitamínicos é a mais indicada? E qual a função da argila e do carvão.

    Um abraço.

    Christyano Melo

    ResponderExcluir
  2. Ola Amigo!

    Boa. Tem que fornecer. A função seria no auxilio na adsorção de toxinas e ajuda no bolo fecal. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ola Amigo!

    O que eu posso fornecer então como fonte de fósforo??

    grato abraço

    ResponderExcluir
  4. Ja esta fazendo com casca de ovo e farinha de ostra.

    ResponderExcluir
  5. dr Felipe, e com relação a aves que nao comem areia, casca de ovo? como fornecer o fosforo e vitamina A? obrigado, abraço

    ResponderExcluir