Período de muda: Cuidados importantes

Por
Dr. Raul Palacios

A muda é um processo normal na vida de todos as aves e esta ligada a fatores biológicos relacionados aos hormônios produzidos pela tireoide.  Ela ocorre  em média uma vez ao ano, sempre posterior a época de reprodução. O período predominante é entre fevereiro e maio, podendo ser influenciado pela umidade do ar, temperatura e demais características de cada região. A muda é um evento natural na vida dos pássaros, logo não pode ser  tratada como uma enfermidade. No entanto, os pássaros ficam mais debilitados e suscetíveis às doenças nesse período, inspirando mais atenção.

A muda completa leva até 8 semanas para as aves de gaiola. Na natureza, esse período pode levar até 4 meses. Tais diferenças acontecem pela necessidade de cada ave em manter uma ótima condição de voo. Sendo assim, aves em grandes viveiros tendem a ter uma muda mais longa do que uma ave em gaiola simples.

Algumas situações podem influenciar a entrada das aves na muda. Machos cantando em meio a fêmeas ou disputando canto com outros machos pode ter sua muda retarda. É necessário que a ave esteja em um ambiente tranquilo, livre de stress e outras situações que alterem sua rotina, para que ela possa entrar em um período de muda de forma equilibrada e estável. Em temperatura mais elevada, a muda tende a ser mais rápida. Com esse pensamento, muitos criadores encapam a gaiola durante a muda, com a intenção de manter o pássaro mais tranquilo e protegido de variações bruscas de temperatura. Porem, com a menor circulação de ar pela gaiola encapada, surgem problemas causados pelo vapores dos excrementos do pássaro(em especial a amônia). Isso pode trazer irritações nas vias respiratórias e nos olhos das aves.

Na muda ocorrem além da mudança de penas e plumas outros processos metabólicos não percebidos claramente pelos proprietários das aves. Machos perdem a fertilidade de forma temporária e as fêmeas para de ovular. É comum que casais não consigam  fertilidade nos ovos quando estão próximos ao período de muda.

Banhos de sol são de grande valia e ajudam na época de muda. É especialmente importante nessa época manter a gaiola limpa e as aves fora de correntes de vento. O banho nas aves também é permitido desde que se tenha a precaução de evitar dias e horários mais frios.

Durante a muda os machos param de cantar e diminuem a sua movimentação na gaiola. As penas devem cair devagar e naturalmente, de forma que quase não se perceba sua entrada em muda. Se um dia para outro a gaiola aparecer forrada de penas ou se partes da pele estiverem expostas, há algo errado. Nesses casos é recomendado que procure um Médico Veterinário de sua confiança, pois a ave pode estar infectada com algum fungo ou parasita.

É de grande importância o aporte nutricional nessa época. A nutrição deve ser feita com alimentos próprios para cada tipo de ave e sempre suplementada com complementos nutricionais específicos para a época da muda. O mercado tem varias opções de marcas. Procure usar suplementos de fabricantes de sua confiança. Uma dieta equilibrada associada aos cuidados básicos é garantia de uma muda bem feita.


--
Fonte: Revista Pássaros - Ano XVI - nº 90 - pág. 53

Um comentário :

  1. meu trinca ferro ja esta em processo de muda a mais de 2 meses e o estranho q as penas do rabo começam a crescer e quando esta quase completa as penas caem de novo isso ja aconteceu tres vezes só nessa muda.
    e outro fator estranho é q ele vem cantando muito e muito alto msm estando na muda.
    como sou novo em criação de trincas gostaria da ajuda de vcs.
    qual tipo de alimentação adequada neste caso em relação a verduras,frutas e ração.
    Desde ja agradeço a todos.
    fico no aguardo.

    ResponderExcluir