Adquirindo um Novo Pássaro

Quando resolvemos comprar uma ave nova, para iniciar uma criação ou aumentar a criação já existente devemos tomar alguns cuidados.

Primeiramente devemos observar a procedência das aves, uma indicação de um amigo criador, ou uma loja especializada, já é um bom começo. Ao escolher a ave, num criatório ou numa loja, observe as condições de higiene das gaiolas ou do criadouro, há diversas doenças ligadas a falta de higiene, como a Coccidiose, doenças gastro-intestinais, verminoses, sarnas e etc.


Para o proprietário iniciante, é aconselhável se informar sobre a espécie escolhida, pois há algumas que catam, outras que interagem mais ou menos como os seres humanos, além das espécies que podem ou não serem mantidas em cativeiro.

Escolhido a aves, chegou a hora de leva-la para o novo lar. As aves tendem a sofrer mais de estresse do que os outros animais de estimação, por isso se faz necessário escolher um local calmo e longe de agitações nos 5 primeiros dias. No caso de inclusão de uma ave nova ao criadouro, a quarentena é fundamental, pois a ave pode ser portadora de alguma doença ainda não visível ou assintomática, e com o estresse natural da mudança de ambiente, esta doença pode se desenvolver e contaminar a criação.

Outra escolha de suma importância é quanto a gaiola adequada à espécie escolhida. É necessário observar o tamanho compatível com a ave, o tipo de material da gaiola, e o formato adequado.

Tenha sempre em mente que a ave requer cuidados, principalmente preventivos, vermifugação de 3 em 3 meses, suplementação alimentar constante com Bella Ave Todo Dia, prevenção a Coccidiose, com Bella Ave PS, higiene adequada das gaiolas, poleiros, e bebedouros, sempre devem ser feitos com Herbalvet TA. E no primeiro sinal de alguma doença, procurar um Médico Veterinário.

--
Fonte: Ourofino Agronegócio - http://www.ourofino.com/saude-animal/pets/aves-ornamentais/dicas-de-criacao/adquirindo-um-novo-passaro/. Acesso em: 04 de set. de 2013.

Nenhum comentário :

Postar um comentário