Como higienizar Gaiolas, Bebedouros, Comedouros e Poleiros

A Higienização de gaiolas, bebedouros, comedouros e poleiros são fundamentais para evitar doenças na criação. As doenças mais comuns das aves ornamentais estão relacionadas a falta de higiene dos utensílios utilizados na criação, estas doenças podem ser de origem bacteriana, fúngica, viral ou parasitária.

A limpeza de bebedouros e comedouros deve ser feitas diariamente no momento da reposição da água e da comida, pode ser feito com detergente neutro e sempre enxaguar bem a fim de retirar todo o resíduo.
Os poleiros e bandejas de gaiolas e de viveiro, devem ser limpos com freqüência semanal. Recomenda-se retirar o excesso de excrementos e utilizar produtos com amônia quartanária, como o Herbalvet T.A., diluir 1 ml do produto para 500 ml de água (ou 10 ml do produto para 5 litros de água), deixar os utensílios de molho por 15 minutos, após enxaguar para tirar o resíduo, não utilizar outro produto em conjunto, pois a ação desinfetante do produto será afetada.

Uma das maiores causadoras de óbitos na criação é a Coccidiose, doença causada por um parasita protozoário do gênero Eimeria e Isospora, a contaminação se da por ingestão dos chamados oocistos, que ficam no fundo da gaiola e nos poleiros, como são extremamente leves, eles dispensam no ambiente facilitando a contaminação das aves, a ação desinfetante do Herbalvet T.A. consegue eliminar estas formas infectantes.

Com a limpeza e higienização feita de forma correta e freqüente, os riscos de proliferação de doenças diminuem significamente.

--
Fonte: Ourofino Agronegócio - http://www.ourofino.com/saude-animal/pets/aves-ornamentais/dicas-de-criacao/como-higienizar-gaiolas/. Acesso em: 04 de set. de 2013.

Um comentário :

  1. Outro remédio bom contra a coccidiose é o Avezetamina. Comprei o que é dado em criações de frangos.É mais forte. Salvou meu plantel uma vez. Rogério.

    ResponderExcluir