Intoxicação nas Aves

Uma das maiores ocorrências na Clinica Veterinária de Aves ornamentais são as intoxicações.

As causas podem ser variadas, e nem sempre percebemos que o perigo está bem próximo das aves. Na maioria das criações domésticas, as aves ficam dentro de casa ou na cozinha ou na área de serviço, já houve relatos de intoxicação por Politetrafluoretileno, polímero antiaderente que reveste algumas panelas, intoxicações por produtos químicos em aerossol como inseticidas, desengordurantes, aromatizantes entre outros. Intoxicações alimentares também são bem comuns, e estão relacionadas ao manejo; Sementes, rações industrializadas, frutas, verduras e legumes, devem ser trocados diariamente para evitar fermentações e possíveis intoxicações.

A utilização de incensos, e aromatizantes não devem ser utilizados próximos as gaiolas, assim como evitar fumaça de cigarros, pois alem de intoxicações podem haver aparecimento de processos alérgicos.
Outra causa muito comum são as tintas e vernizes de gaiolas, ao introduzir as aves em gaiolas e viveiros, devemos nos certificar que não há cheiro nem resíduo de tintas e vernizes, assim como se pintarmos o local onde as aves habitam, devemos retirar as gaiolas e viveiros e somente retornar após o cheiro desaparecer por completo.

A utilização de jornais para forrar fundo de gaiolas e viveiros é uma prática muito comum, as tintas utilizadas na impressão dos jornais e revistas, principalmente as coloridas, possuem metais pesados, principalmente chumbo, que é extremamente tóxico as aves. Algumas aves para fazerem ninho ou para se entreterem, tiram pedaços destes papeis e podem ingerira estes materiais tóxicos, é recomendado para forrar gaiolas papéis sem tintas.

Os sintomas mais comuns da intoxicação são: respiração ofegante, regurgitação, apatia (a ave fica no fundo da gaiola) e  perda de apetite, ao perceber um destes sintomas, procure imediatamente o Medico Veterinário, pois quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento maiores são as chances de recuperação.


--
Fonte: Ourofino Agronegócio -http://www.ourofino.com/saude-animal/pets/aves-ornamentais/saude/intoxicacao-nas-aves/. Acesso em: 04 de set. de 2013.

Nenhum comentário :

Postar um comentário