Esse pássaro é o único animal capaz de reproduzir escalas musicais humanas

Descoberta sugere que a música pode ser ao mesmo tempo um fenômeno cultural e biológico

TORDO EREMITA REPRODUZ NOSSAS ESCALAS MUSICAIS
(FOTO: KELLY COLGAN AZAR/FLICKR/CREATIVE COMMONS)

Até recentemente, enxergávamos a música como algo particular dos seres humanos, portanto restrita ao âmbito das manifestações da nossa cultura. No entanto, um artigo publicado recentemente no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que o tordo eremita, uma espécia de ave da mesma família do sabiá, é capaz de empregar nas melodias de seu canto os mesmos princípios matemáticos que regem as escalas musicais humanas, aplicadas tanto a estilos ocidentais quanto orientais. A descoberta é sem precedentes, nunca se soube de outro animal dotado desta habilidade.

Os pesquisadores analizaram os espectrogramas, que são representações gráficas das frequências sonoras, de 71 gravações que continham 10 ou mais notas emitidas por 14 tordos eremitas. Os modelos estatísticos indicaram que 57 destes cantos se assemelhavam muito ao que os músicos chamam de séries harmônicas, que dão a base matemática para as escalas.

Os autores acreditam ser improvável que a similaridade seja proveniente da estrutura vocal do pássaro. Eles acham que os animais escolhem cantar nestas séries harmônicas, talvez por facilitarem a lembrança das notas ou então para agradar as fêmeas. A descoberta reforça a tese de que a música não seja apenas um fenômeno cultural, mas que também esteja parcialmente vinculada com preceitos biológicos.


--
Fonte: Disponínvel em: http://goo.gl/fy0opf. Acesso em 15 de set. 2014.

Um comentário :