Ortopedia em pássaros - Perna deslocada

Por
A. Simas - (Ornitófilo)


Muitos criadores inexperientes e até alguns veteranos comentam que o filhote ficou aleijado, com a pata para o lado, e desconfiam ser decorrente de consanguinidade ou herança genética.

Geralmente o filhote nasce perfeito e quando é o único no ninho ou este é muito raso, por falta de apoio, com o peso da fêmea, a perninha desloca-se para o lado e desenvolve-se nesta posição, podendo acontecer até com ambas as pernas.


Como evitar


A primeira recomendação é deixar os ovos que não eclodiram no ninho ou preferivelmente substituir por outros de plástico. Servem de apoio ao filhote e para amparar o peso da fêmea.

Outra providência, quando nasce só um filhote, é a de transferi-lo para outro ninho que tenha filhotes do mesmo tamanho, ou dividir os filhotes do outro ninho, trazendo alguns para sua companhia.
Também, recomenda-se evitar que a fêmea inicie o choco num ninho raso, fornecendo bastante material para que a mesma confeccione o ninho e/ou ajudá-la nesta tarefa. Se a fêmea não souber fazer o ninho, molde o ninho para ela.


Como corrigir a lesão


Quando no início, às vezes basta ajeitar o ninho e colocar ovos de plástico para corrigir o problema.

Mas, se quando você percebeu o filhote já está com a perna deslocada para o lado, então você terá de corrigir esta lesão o quando antes, mesmo que o passarinho já esteja empenado, se ele ainda estiver no ninho. Faça o seguinte:
  1. Corte uma tira de fita adesiva (5 mm de largura por 3 a 4 cm de comprimento);
  2. Pegue o filhote e coloque a perna na posição;
  3. Imobilize a perna, envolvendo a fita adesiva na canela e prendendo-a a outra perna, de modo a  deixar um espaço entre as duas pernas, para o corpo do pássaro. Ou melhor, faça como o Dr.  Lomba sugere: “coloque um anel em cada perna e passe um fio dental pelos anéis, amarrando as duas pernas na posição". Bem mais fácil. O segundo anel pode ser de plástico ou até de marcação;
  4. Acomode o filhote de volta ao ninho, evitando que o mesmo fique de lado, nem que para  isso tenha que aprofundar e fechar bem mais a cavidade do ninho, de modo que o mesmo possa apoiar-se nas laterais;
  5. Passado sete ou mais dias, retire a fita adesiva, cortando-a. Verifique se a lesão foi corrigida. Caso contrário, volte a imobilizar a perna por mais sete dias.


Como fazer o ninho




  1. Corte 10 a 12 pedaços de juta de 10 x 10 cm, e desfie-os sobre o ninho em que já tenha colocado o forro. Pedaços 10 x 10 cm de barbante de algodão desfiado também servem;
  2. À medida que os fios vão sendo colocados, vá moldando o ninho, girando os dedos no centro do mesmo. Pode ser usado também o fundo de um copo para moldar o ninho;
  3. Vá ajeitando as pontas dos fios. enfiando-as para baixo:
  4. Prossiga girando e abrindo os dedos de modo a criar uma pequena cavidade de aproximadamente 5 cm de diâmetro:
  5. Para finalizar, acolchoe o fundo com finas camadas de algodão.
O ninho está pronto. Pode não estar perfeito, mas vai evitar que o filhote fique aleijado.


--
Fonte: Revista Brasil Ornitológico - ano XXII | nº 89 | Nov - Dez/12 e Janeiro 2013 - Pág. 46 e 47.

Nenhum comentário :

Postar um comentário