Fatores que afetam as exigências vitamínicas

Por
José Carlos Benites

Na prática sabe-se que existem variações nas exigências nutricionais entre as espécies, mesmo dentro de uma raça, existem indivíduos que por motivo genético apresentam uma exigência vitamínica mais elevada. Este fator não é levado em conta no estabelecimento dos padrões alimentares, mas deve o nutricionista ter consciência deste fato.

Este fator causa um efeito geral afetando de forma variável todas as vitaminas. Todos os animais, inclusive o homem, comem principalmente para atender as suas necessidades energéticas. Como a ingestão é praticamente fixa para cada indivíduo, todo e qualquer aumento no nível energético da ração deve corresponder a um aumento de igual ordem nos outros nutrientes.

Esta correção deve ser feita porque, aumentando-se a energia da ração, se reduz a ingestão de alimentos e uma menor ingestão de alimentos resulta numa menor ingestão dos outros nutrientes. Assim, um aumento de 10% no nível energético da farinhada (ou da alimentação total incluindo a semente) deve corresponder a um aumento de igual ordem de todos os outros nutrientes. Este fator causa um efeito geral e afeta o nível de todas as vitaminas, minerais, aminoácidos, etc. Portanto, caberá ao criador dar ao seu pássaro um alimento de sua mais elevada confiança, para não precisar acrescentar à farinhada (ração pronta) e sua tradicional mistura de sementes, outros ingredientes que possam vir a interferir na relação entre vitaminas e energia.

A presença de outro ingrediente na ração pode afetar, devido às inter-relações, a exigência de uma determinada vitamina. Assim, as rações ricas em glicídios (amidos) aumentam as exigências de vitamina B1 (Tiamina).

Por outro lado, as rações ricas em lipídios (gorduras) aumentam as exigências de Colina e de outros fatores lipotrópicos. Este fator causa um efeito específico e podem causar um aumento na exigência destas vitaminas em cerca de 10-20%.

Outro fator que afeta as exigências de vitaminas são os ligados ao meio ambiente. As aves normalmente sintetizam Vitamina C, entretanto, quando submetidas a temperaturas elevadas, elas perdem tal capacidade e a partir deste momento passam a exigir um suplemento de Vitamina C como fator anti-stress.

Recentemente estudos têm indicado que temperaturas altas prejudicam as funções tiroidianas e que é possível normalizar tais funções, suplementando a ração com vitamina C. A adição de lipídios, principalmente de óleos que são ricos em ácidos graxos insaturados, produz rancidez oxidativa que libera radicais livres. Estes radicais causam a destruição de até 100% das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K e a sua ação é aumentada se houver a presença de catalisadores minerais e se não for adicionando à ração um nível adequado de antioxidante de qualidade.

A presença de endoparasitos como capilárias, ascarídeos, coccídios, etc., causa uma destruição de certas vitaminas, especialmente das vitaminas A e K. As capilárias podem também destruir os pigmentos carotenoides. Não se sabe ao certo a extensão desta destruição, mas crê-se que ela pode chegar até 100%. Além disso, a presença de endoparasitas danifica os locais de absorção, devido aos ferimentos que causam às paredes do intestino, e isto dificulta a absorção das vitaminas e de outros nutrientes. Por esta razão é que os criadores devem manter um bom esquema de vermifugação e controle de parasitas de seu plantei, evitando assim problemas de perdas e redução de absorção dos nutrientes, que são essenciais para uma perfeita saúde de seus pássaros.


--
Fonte: Revista FOB - Nº 87 ano XXI  - Mai/Jun e Jul 2012 - Pág. 40.

Nenhum comentário :

Postar um comentário