Como evitar doenças de pássaros no inverno

Assim como o homem, as aves são animais homeotérmicos, capazes de manter sua temperatura corporal através de mecanismos fisiológicos. No entanto, diferente de nós, os pássaros apresentam uma alta temperatura, em torno de 40 a 42 graus, devido à sua elevada taxa metabólica, necessária para que o animal consiga voar.

Para manter em uma temperatura corporal confortável, as aves utilizam naturalmente uma quantidade de sua energia. É por isso que, com a chegada do inverno e de temperaturas mais baixas, é extremamente necessário suprir a alta demanda nutricional dos animais para que as aves não fiquem debilitadas. Como ela passa a usar mais energia e mais reserva, se a ave não possui reserva, ela começa a queimar músculo e isso pode ocasionar o “Peito Seco”, principal causa da debilitação das aves. A falta de nutrientes no inverno pode afetar não só o voo das aves e pássaros. Se os animais não tiverem uma alimentação balanceada a capacidade para reproduzir, colocar ovos e cuidar dos filhotes também pode ser comprometida.

A maior parte das aves se alimenta somente de sementes, que na maioria das vezes é desbalanceada e tem grande quantidade de gordura. Muitas aves, além de se alimentar de sementes, ainda comem como suplemento proteínas de origem vegetal e nenhuma proteína animal, sendo que as aves e pássaros devem se alimentar desse tipo de proteína, pois é ela que fornece aminoácidos para formação de músculos. Aquelas aves que se alimentam a vida inteira apenas de sementes têm uma probabilidade muito maior de ter problemas de saúde no inverno, época do ano em que o clima propicia maior exigência física.

A ração é um suplemento vitamínico, mineral, enzimático e aminoacídico para aves adultas com o objetivo de fornecer ao animal a totalidade dos elementos nutritivos necessários para uma alimentação diária racional e equilibrada, com alimentos compostos completos para suprir todas as necessidades dos pássaros em qualquer época do ano.

--
Fonte: Nutriave. Disponível em: https://goo.gl/DGQ7zP. Acesso em 22 de dezembro 2017.

Nenhum comentário :

Postar um comentário