sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cuidados ao cortar as unhas das aves

Por
Francisco Peruzzo

É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho.


Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela para a confecção do ninho e ao sair do mesmo, durante o choco, pode acabar puxando os fios e derrubando os ovos no fundo da gaiola. Além disso, os fios usados para a confecção do ninho podem ficar presos nos pés da canária e acabar se prendendo de alguma maneira no poleiro e, desta forma, impedindo que a canária consiga se soltar. O interessante é sempre cortar as unhas, anualmente, antes de formar os casais.

Para isso, deve ser usada uma tesoura pequena. É necessário ter cuidado para não cortar alguma artéria que fica dentro da unha da ave, o que vai provocar sangramento. Para evitar imprevistos, o criador deve colocar a unha contra a luz e poderá ver uma linha vermelha fina na parte central da mesma. Ao visualizar a artéria, o criador deve cortar a unha abaixo da linha vermelha. Caso ocorra algum acidente e a artéria seja atingida, o criador deve ascender um palito de fósforo, manter ele aceso por alguns minutos, depois apagar e colocar a brasa do mesmo em contato com o corte. O sangramento será estancado em seguida.

O mesmo pode ser feito com uma colher. Basta esquentá-la e depois colocá-la no local do sangramento por alguns segundos. Essa medida deve ser tomada para evitar a entrada de bactérias oportunistas e fungos, pois os pés e as unhas estão em pleno contado com os poleiros e com as fezes da aves, grandes responsáveis pela transmissão de algumas doenças.

Foto 1: Região correta para corte.

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário