Pododermatite em aves criadas em cativeiro

Por
Dr. Avelino Osti


Foto 1: Inflamação almofada do pé.
 
Cientificamente é o nome que se dá às inflamações nos membros inferiores das aves, ou seja, os pés, mais precisamente na almofada do pé, onde existem diversas causas para esta patologia que acomete não só as aves como também vários outros animais. O agente causador da pododermatite é o Staphyloccocus SSP um Gram-positivo encontrado no ambiente, trato respiratório e pele de animais e pessoas.

Podemos citar algumas causas como:


Contato

Ocorre quando a ave se encontra em meios favoráveis para a infecção, como poleiros e ninhos velhos e sujos, o que aumenta o número de bactérias existentes no local, ou contato com produtos químicos, como tintas e desinfetantes. É fácil de ser evitada com medidas de higiene no o local onde a ave permanece tanto dentro como fora da gaiola ou viveiro.


Traumatismo

Ocorrendo, por exemplo, no momento em que se anilha a ave, tombos de gaiola, presença de materiais cortantes existentes no espaço onde ave tem contato. O que é muito comum observar em gaiolas, são prendedores de milho, geralmente são de pontas afiadas e mesmo quando não estão sendo utilizados, estão dentro da gaiola trazendo risco a ave. Um outro detalhe que pode ser percebido são gaiolas penduradas em pregos e até mesmo aves em estacas, como as utilizadas em torneios de fibra, onde o prego fica exposto para dentro da gaiola, podendo causar algum trauma no membro da ave.


Deficiências Nutricionais

Aves que não tem uma dieta balanceada correm mais riscos de apresentar doenças, não só a pododermatite como várias outras. A deficiência de vitamina A, Zinco e Manganês podem causar problemas de pele, assim como a deficiência de Cálcio e Fósforo podem causar fraturas, desencadeando uma pododermatite.


Parasitas

Picadas de insetos podem gerar uma infecção secundária, causando uma pododermatite bacteriana. Por isso, a importância de os criatórios terem telas nas aberturas e um controle de dedetização eficiente.Tomando esta série de cuidados, dificilmente este problema poderá acometer sua ave, embora existam também fatores genéticos, má formação e outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário