Saiba as causas da doença conhecida como o Suor dos Filhotes

Por
Dr. Dário Lopes


Uma doença que dizima todo um criatório é o chamado “Suor dos Filhotes”, e é conhecida assim porque as fêmeas acometidas deste mal suam tanto que chegam a grudar os filhotes no fundo do ninho. Isto se dá não só por causa do suor, mas também devido a uma diarréia muito forte, e juntando suor e fezes moles, formam uma calda que faz com que estes filhotes morram, com excessiva febre e grudados no fundo do ninho.

Esta doença é causada por uma bactéria muito freqüente nos criatórios, também chamada de paratifo, é onde criadores têm mania de fornecer alimentos com ovos na formulação, e muitos destes ovos são contaminados pela Salmonella typhimurnum, que é altamente contagiosa e extremamente mortal, chegando a matar até seres humanos. Ela também é conhecida como Pulorose em algumas partes do país.


A gravidade desta doença depende muito da resistência dos pássaros. Os filhotes são as principais vítimas por terem baixa imunidade, o que causa quase 100% as mortes do criatório, pois é uma doença de alto índice de contágio. Os pássaros são contaminados, com estas rações contendo ovo, na água do bebedouro, como também nas fezes dos animais doentes e até mesmo nos poleiros que tendem a ficarem todos sujos com fezes contaminadas. A profilaxia é o mais recomendado, já que tratamento é caro e ineficiente.

O diagnóstico é feito com exames de urocultura e também nos exames clínicos no animal e nas instalações, pois são muito evidentes, principalmente os ninhos que ficam enlameados com suor e fezes e filhotes grudados no fundo deles. O maior problema desta doença é que muitos animais podem ser acometidos dela e não apresentarem sintomas externos, porém suas fezes são carregadas destas bactérias, e formam poeiras ao secarem, contaminando todo criatório pelas vias respiratórias.

Tratamentos: os tratamentos mais usuais são as tetraciclinas, as neomicinas e o mais eficiente continua sendo o cloranfenicol.

--
Dr. Dário Lopes - Médico Veterinário - CRMV-MG 2011, de Minas Gerais

Nenhum comentário :

Postar um comentário