Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Meus correligionários, nesta postagem o veterinário Dr. Felipe Bath especialistas em aves esclarece algumas dúvidas  relacionadas à alimentação/nutrição dos Trinca-Ferros. 

Confiram na integra a entrevista   

TFV - Sabemos da importância de uma boa alimentação para que um pássaro tenha bom desempenho tanto reprodutivo quanto em competições de canto além de favorecer uma boa saúde para a ave, seguindo esse raciocínio quais alimentos (frutas, verduras, sementes e legumes) são as mais indicadas para os trinca-ferros e com que freqüência devemos oferecer esses alimentos?

FB - Busque uma dieta que se aproxime ao máximo do que encontraria na natureza. Frutas a vontade e verduras verdes escuras a vontade. Evite apenas abacate se bem não comeria tão facilmente e alface pelo excesso de água. Em termos de sementes somente alpiste. Misturas de torneio devem ser evitadas pois são muito duras e levarão sua ave a pivite. Ofereça no mínimo 3 opções de frutas/verduras ou legumes por dia, com a ressalva de jiló e milho apenas 1x por semana, ok.  
TFV - Dando continuidade a pergunta anterior, nos podemos dividir o manejo dos Trinca-Ferros em quatro fases: Muda de Penas, Manutenção, Preparação e Criação. É verdade ou mito que alguns alimentos influenciam de forma direta e indireta no desempenho dos pássaros?  Sendo assim, como seria o esquema de alimentação ideal?

FB - Todas as aves que acompanho ganharam simplesmente quase tudo este ano entre Nacional, Estadual e Carioca. E simplesmente a dieta delas é a mesma ao longo do ano inteiro. Fazem exames periódicos e remédio quase nunca. A dieta é a mesma o que muda é o condicionamento físico. Um atleta jogador de futebol come a mesma coisa todos os dias seja de férias ou treinando.

TFV - Sabemos da importância da qualidade nutricional das rações extrusadas, mas muitos criadores ainda preferem fornecer na dieta de seus pássaros rações peletizadas (exemplo: Gorjeio) ou rações com um mix de frutas e sementes (exemplo: Saporito Mix). Esse tipo de alimentação ao longo do tempo pode causar algum problema para os Trinca-Ferros? 

FB - Não estou aqui para julgar qualidade de nenhum tipo de ração ou mistura. O grande problema das sementes oleosas e misturas é o alto índice de contaminação por micotoxinas e o teor de gordura e com certeza sua ave sofrera com isso futuramente. Vale o ditado: Você é o que você come... Frutas cristalizadas chega ser uma afronte a saúde de sua ave. Frutas desidratadas é até tolerável. 

TFV - Trinca-ferros têm por habito comer insetos, de fato existem rações comerciais balanceadas que substituem a ingestão de insetos do ponto de vista nutricional, por outro lado sabemos dos benefícios dos alimentos vivos para nossas aves. Quantas larvas de tenebrio podemos oferecer por semana aos nossos Trinca-Ferros levando em consideração as quatro fazes de manejo.

FB - Complicado, vale de seu bom senso. Existem inúmeras opções como tenébrios, besouros, grilos, etc.... Costumo fazer de 3 a 5 3x por semana. Fêmeas criando muito mais chegando a 20 por dia.

TFV - Quais as causas pra um pássaro não encher ovo, e se tem alguma solução, e se a tal vitamina E, é mito pra fertilidade ou se realmente ajuda em alguma coisa?

FB - Tem muito blá blá nesta historia. O que se tem que entender que uma ave só enche ovo quando esta bem consigo mesma. Bem de tudo. Qualquer alteração a primeira mudança é a não reprodução, pois reproduzir-se passa a ser supérfluo neste momento e o segundo passo é repetir muda. Então o inicio de tudo é bom planejamento sanitário; uso quase zero de medicamentos/suplementos e tal. Muitas vezes só o fato de suplementar qualquer coisa a ave já entende como uma agressão e para de encher ovo. Muita gente coloca a culpa nos antibióticos... Mas se você usar antitóxico por 10 dias tenho certeza que também para de encher ovo. A vitamina E aumenta a espermatogênese, ou seja, o numero de espermatozoides, mas se o problema não for esse e for um defeito no próprio não resolve o problema e continua a mesma historinha. Descubra efetivamente a causa.

TFV - O que pode estar ocorrendo quando uma fêmea faz todo o ciclo pra se aprontar, aninha, pede gala é galada, mas não põe ovos?

FB - Ela não ovulou. O mesmo principio algo não esta bem para ela e simplesmente não ovulou. Pode ser ambiental, pode ser patológico como salmonelose e outras afecções bacterianas.

TFV - Qual a influência da luminosidade no ciclo reprodutivo dos pássaros é realmente necessário as lâmpadas UV? E quanto de Sol um pássaro deve tomar semanalmente pra que desenvolva uma vida saudável?

FB - Totalmente desnecessário. Basta que você tenha luminosidade natural.  Quanto ao sol efetivamente também não é tão necessário basta que se abra os vidros para que a radiação UV possa chegar ao ambiente. Mas se tiver condições de colocar as aves no sol o faça pelos menos 2x por semana. Mas em nada mudara a fixação de vitamina D ou qualidade do ovo. 

TFV - A obesidade influência na fertilidade e de que forma? E qual a melhor maneira pra trata - lá?

FB - A ave normalmente superaquece e você tem azoospermia no macho. Na fêmea a gordura fica em volta do ovário atrapalhando a ovulação ou fazendo ovulação ectópica. O melhor tratamento é dieta e exercício.

TFV - Quais as vantagens ou desvantagens em fazer um tratamento preventivo para as doenças?

FB - Não vejo ninguém se prevenir contra doença alguma ou alguém toma antibióticos 2x ao ano?! O que existe é um bom programa sanitário que passa por uma quarentena descente e os exames parasitológico de fezes, salmonelose, micoplasmose ou de acordo com seu objetivo e direcionamento do seu veterinário.

TFV - Como fornecer cálcio na medida apropriada aos pássaros, e qual a melhor maneira pra que absorvam isso no organismo? Existe algum produto ou medicamento que forneça essa medida necessária de cálcio pra que os pássaros tenham um desenvolvimento saudável ao longo de suas vidas?

FB - Esse com certeza é um grande mito. Vejo muita gente dar cálcio para as fêmeas crente que esta abafando... Fazendo altos ciclos vitamínicos... A relação cálcio-fósforo já é desequilibrada. A grosso modo tudo que vem da terra (sementes) possui uma relação de 5:1 quando o ideal é de 2:1 Então na verdade o que falta é fosforo e não cálcio. Por isso dar cálcio é estupidez total; ainda mais se tiver problemas de qualidade de ovo. Suplemente fósforo. Normalmente uma areia com casca de ovo e farinha de ostra já resolve seu problema, ok. Mas no próximo artigo falarei sobre isso. 

TFV - O uso de polivitaminicos e aminoácidos realmente são necessários para que os pássaros apresentem boa saúde?

FB - Totalmente desnecessários e a grande maioria dos medicamentos hoje destinados para aves são péssimos.

TFV - Quais os pontos principais a serem observados nas fezes das aves, para que possamos detectar uma possível doença?

FB - Infelizmente muito pouco. O ideal é fazer os exames. Mas “fezes com halo de água”´ muito grande. Este halo esverdeado pode indicar alguma hepatopatia. Fezes negras podem indicar sangue. Mas faça os exames que é bem melhor.

TFV - Ao perceber alterações nas fezes como odor forte e fétido, coloração de doce de leite ou da borra de café e conteúdo espalhado no fundo da gaiola, o que pode estar acontecendo?

FB - As variáveis são muitas e podem estar ocorrendo simultaneamente. O odor fétido com certeza vai te indicar alguma alteração de flora intestinal. Pode ser alguma enterobactéria presente como Salmonela ou Klebsiella. Mas isso pode ter sido resultado de uma infecção por protozoários. Então a causa primaria é por protozoários e você esta tratando bactéria.

TFV - O que você acha da conduta do IBAMA com os passarinheiros?

FB - Sempre fui contra pessoas possuírem 50, 100, 300 fêmeas em seu plantel de amador  e comercializar abertamente as aves. Vi muita gente ficar rica, sem pagar imposto, ou gerar algum tipo de beneficio a sociedade como geração de emprego seja para tratadores, veterinário ou contadores. Pelo menos neste ponto me desculpe quem fez disso um comercio ate hoje, mas isso pelo menos chegou ao fim. Quem realmente possui algumas aves e tem filhotes por hobby e vai a campeonatos e tal não mudara muita coisa não. Infelizmente alguns são mais afetados que outros. É muito difícil você falar de uma IN que vem recente. As pessoas devem buscar a historia desde o inicio e saber como iniciou o SISPASS e as determinações ate mesmo da ECO 92 que já sinalizava para o fortalecimento do criador comercial. Mas a verdade é que essa IN não sofrera qualquer alteração. Só se muda uma IN com nova IN ou uma Lei que regulamentize o setor que é isso exatamente o que falta. As IN surgem para cobrir o buraco pelo legislador maior. Não sou advogado e nem politico e vejo inúmeras reuniões pelo país todo e com essas pessoas que estão à frente vai ser bem difícil conseguir alguma coisa. Lamentável a nova IN, mas agora é se adequar e bola pra frente. Busquem seus advogados e vejam seus direitos constitucionais e outros envolvidos. 



Teve alguma dúvida!? Então deixe um comentário! 


Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ

Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160

46 comentários :

  1. parabens pela materia.poderia ser mais aprofundada sobre alimentação.como disse o felipe,ele ñ quer julgar as rações,mas para nós,leigos,é mto dificil saber o q realmente tem qualidade.pois cada fabricante diz q a sua é a melhor do mundo.se possivel esclareça,por favor.grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ciclone entrei em contato com o Dr. Felipe mas ele não conseguiu publicar o comentário no blog então transcrevo a resposta que ele enviou por e-mail: "Em termos de extrusada eu indico Alcon TF; Megazoo e Orlux. Daí voce tira suas proprias conclusões do que seria bom ou ruim"

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela entrevista, se puder gostaria de fazer mais uma pergunta.

    O que vocês acham ou alguem usa brotos germinados na alimentação dos passaros como suplementação de vitaminas e minerais??? Quais seriam as vantagens e desvantagens disso? e qual a melhor maneira de prepara-los e servi-los as aves, e qual tipo de broto seria mais adequado ao passaros, tipo trigo, feijão, linhaça, etc.........??

    Obrigado pela atenção de vocês!!!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Roger! É bem interessante pelo alto valor agregado de proteinas e tal, mas nao sao todas as aves que comem. Os passeriformes quase nao comem. Nao faz parte da dieta deles mesmo. É mais para psitacideos. Qualquer broto serve, ok. Abraços! Dr Felipe Bath

    ResponderExcluir
  5. é verdade que alguns legumes e frutas fazem os trincas cair penas pequenas mesmo sem esta na muda fazendo com os passaros esfriem? Se for verdade quais são?
    Se possivel comentem ai..
    abrigado
    abraçosss

    ResponderExcluir
  6. Desconheço essa informação, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Dr. meu filhote de trinca na muda machucou as asa ea penas grudaram na pele, o q faço p separar as penas da pele sem feri-lo?
    Desde já obrigado. abço

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA DR.? DR. E O SEGUINTE EM MEU AZULÃO CRIOU UM PEQUENO EMATOMA ENTRE O BICO E A CABEÇA, PARECENDO UMA VERRUGA, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO O SR. MIM AJUDAR, OU SE TEM ALGUM TRATAMENTO OU COISA ASSIM PARA QUE POSSA TA ELIMINANDO ESSE EMATOMA? DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO E COMPREENSÃO!

    ResponderExcluir
  9. dr , ganhei um trinca ferro ja vai fazer tres meses e ele ta ficando com as penas muito feias e sem brilho ,tem alguma coisa q eu possa fazer pra q ele comece logo a fezer muda?
    desde ja agradesso..
    abraçosss

    ResponderExcluir
  10. Olá Francisco!

    Molhe e depois arranque, ok. Tente remover a secreção ao maximo. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro!

    Esse hematoma pode ser realmente um ou pode ser candidiase ou ainda bouba, ok. Acesse www.niaas.com.br Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ruy! Nao creio que fara muda agora. Talvez seja a glandula uropigeana entupida, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. ola DR; FELIPE GGOSTARIA MUITO DE SABER COMO POSSO CONSEGUIR SALVAR MEUS FILHOTE DE TRINCA FERRO , EU CRIO ELES EM UM VIVEIRO COM UMA ARVORE DENTRO , O VIVEIRO TEM UNS 2,5 POR 3,5 MTS, POREM QUAMDO ELES CHEGA A MAIS OU MENOS 30 A 45 DIA DE VIDA ELES FICAM INCORUJADO TRISTONHO VAI ATE A MORTE , EU CONSEGUI SALVAR 2 FILHOTE DANDO CLAVULIN 250 MG GOSTARIA DE UMA OPINIÃO DE UM PROFICIONAL COMO VC

    UM ABRAÇO E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo! Faça exames em suas aves. Aproveite e clique ali no link da Sao Camilo e faça o exame de coccidiose e cultura e antibiograma, ok.

    ResponderExcluir
  15. DR: meu trinca esta caindo umas penas,só as pequenas,pode ser repasse
    tenho que dar alguma vitamina

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, eu tenho um trinca ferro que está fazendo suas fezes verde enquanto as fezes dos outros são normais.
    O que pode está acontecendo?

    ResponderExcluir
  17. Olá Samuel! Vitamina só com seu veterinario. Leia o artigo de muda aqui no Blog, ok.

    Olá Ligia! É alguma hepatopatia. Leia o artigo aqui no Blog sobre o assunto, ok.

    ResponderExcluir
  18. Samuel segue o link sobre
    Muda Vitaminada: Certo ou errado?!
    http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/2010/03/muda-vitaminada-certo-ou-errado.html

    ResponderExcluir
  19. Ligia segue o link sobre
    Hepatopatias: Quando o fígado acusa o golpe
    http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/2010/02/hepatopatias-quando-o-figado-acusa-o_14.html

    ResponderExcluir
  20. voltei, agora eu gostaria dee saber sobre as penas brancas e verdes do meu trinca ferro, é normal?
    ou por causa da alimentação.

    ResponderExcluir
  21. Olá Ligia,
    as penas verdes são normais as com pigmentação branca é sinal de alguma carência alimentar. Como é a alimentação do seu trinca? Normalmente isso acontece quando é ofertado sementes oleaginosas em excesso.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dr. Felipe. Minha femea de TF assim q iniciou o choco começou a apresentar as fezes com odor forte e fétido e a coloração de doce de leite, defecando poucas vezes ao dia e em grandes quantidades. Gostaria de saber se o simples fato dela estar chocando pode fazer ela apresentar as fezes com estes aspectos ou certamente ela pode estar com uma infecção?

    ResponderExcluir
  23. olá Dr. Tenho um trinca ferro que canta muito alto e ótima cantoria, só tem um problema, ele é gordo. Já fiz de tudo, banho de sol, coloquei no voador de 1mt e meio, mudei ração e todo o trato.
    Dou a ele Birdmix sementes, Alcon top life frutas e legumes, mas nada o faz emagrecer. Estou notando que ele está cansando facilmente e ficando com o peito no puleiro.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Existe algum medicamento para broca no bico do trinca ferro?
    Existe algum remédio ou ração que faça o trinca ferro ficar com as penas brancas?
    Meu Amigo comprou um e eu fiquei apaixonada pois achei lindo.

    ResponderExcluir
  25. Olá Ligia medicamentos só com orientação de um veterinário ok. O mais correto é você procurar um profissional para fazer o tratamento correto. Na Revista Passarinheiros&Cia nº 62 pág. 71, 72 e 73 saiu uma matéria sobre Trincas com mutações de cores da uma lida e entre em contato com o criatório para adquirir maiores informações.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  26. ola tbm ?gostaria de uma informação !meu trinca esta roco o q devo fazer ,pr favor me ajude !obg

    ResponderExcluir
  27. Oi Cleide,
    Sugiro a leitura do seguinte artigo Rouquidão em Trinca Ferro: Que doença é essa!? publicado aqui no Blog Trinca-Ferro verdadeiro.

    E entre em contato com o Dr. Felipe
    Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
    ID.:10*96860 / (21)22786652
    elipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
    Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ

    ResponderExcluir
  28. Olá Felipe,tenho um TF e ele entrou na muda de penas e nao para de cair penas,me indicaram mudar a alimentaçao mas nao resolveu,que devo fazer?

    ResponderExcluir
  29. olá.dr.tenho uma femea ela aninha,pede gala poe ovo mais em seguida ela come os ovos oque pode ser agradeço desde ja um abraço

    ResponderExcluir
  30. Olá Dr. Estou com um problema com um pássaro aqui em casa. Sou criador, tenho o registro no Ibama. Estou adquirindo um trinca ferro de um amigo e o mesmo apresentou uma ferida no pé. Esta ferida apresentou um inchaço e logo perdeu a unha. Venho colocando remédio e passando uma pomada. Porém hoje observei que a mesma ferida está iniciando no outro pé. Gostaria que o Dr. me orientasse sobre a doença e qual a melhor medicaçao. Obrigado. Ruy Cirillo Rabello Junior - Congonhas/MG. E-mail: ruy.zim@bol.com.br

    ResponderExcluir
  31. ola dr felipe estou com meu trinca na muda mas ele agora esta mudando de cor era meio cinza nas costas agora ta ficando verde azas costas o q e isso e bom ou ruim ??

    ResponderExcluir
  32. Olá amigo felipe, venho aki apenas agradecer e não perguntar,
    Agradecer por fornecer informçoes importantes para a saúde de nossos pássaros muito de nós não tem condiçoes finaceiras de fazer um tratamento apropriado, ou até mesmo tempo para isso! Obrigado por todas as informaçoes de valor inestimável que o senhor Vem fornecendo a nós!!

    ResponderExcluir
  33. oi amigo queria saber se meu trinca pode comer larvas todos os dias e se nao poder que mal faiz obrigado

    ResponderExcluir
  34. olá dr felipe tire uma duvida minha meu trinca quaze pronto caiu em muda por ser meu 1° ñ estou muito acustumado aa lidar .
    quero saber se é normal nessa altura ele entrar em muda ?
    iii oq é melhor pra fazer ..
    desde já agradeço0o .
    ass .nego lontra

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, meu nome é Rodrigo Gaviorno. Gostaria de saber aonde posso fazer os exames no meu trinca ferro? qual o contato? abraço

    ResponderExcluir
  36. BOA NOITE, MEU NO ME É RODRIGO GAVIORNO E GOSTARIA DE SABER QUAL O LOCAL QUE DEVO FAZER OS EXAMES NO MEU TRINCA? ABRAÇO

    ResponderExcluir
  37. ola doutor me ajude a criar um bebe de rolinha que caiu no meu quintal. estou dando papa da alcon para passaros e filhotes e um mix de semente de alpiste e painço. qual a quantidade? e agua? Quantos ml?quantas vezes por dia? eu so consigo dar de manha e no final da tarde, pois trabalho. é suficiente? estou com ele ja tem 3 dias. fica em um quarto do quintal, preso uma casinha de gato, mas longo deles! de dia deixo tomar umas 2 horas de sol. das 7 as 9 e deixo visularizar as outras rolinhas que aparecem no quintal. a noite eu cubro a casinha com uma toalha fina e coloco um pano atolhado dentro da casinha e fica aquecido. coloco um jornal para forrar e limpo sempre que esta sujo qdo estou em casa. estou de manha e no final da tarde. a noite eu deixo ele durmir e começo tudo de novo por volta da 6 da manha. qto tempo eu tenho que fazer isso ate ele comer sozinho? e solta-lo? qdo começar? me ajude por favor. nunca tratei de um bichinho tao pequeno. e pra alimentar!!!! Meu Deus!!! o bico nao ajuda! e dou grao em grao e com uma seringa dou a papinha ate sentir o papinho cheio ou ate ele começar a recusar.demoro cerca de uma hora para fazer isso.Ele ja levanta as asinhas qdo me paroximo para limpar a casinha, como as outras rolinhas fazem qdo estão brigando por conta de comida no meu quintal.ja bate as asinhas e vira o corpinho qdo nao quer fazer algo. tão lindinho!!!!!

    ResponderExcluir
  38. DR, Bom dia! Meu Trinca está raspando notas ele é uma clássico boiadeiro Forte nos cantos trocados ele não raspa tanto mais no terceiro to-fiu! raspa bem! O que posso fazer existe algum alimento natural gengibre? ou algo do tipo ou algum fármaco que eu possa estar utilizando?? Agradeço desde já pelo meu amigo ARIEL!

    ResponderExcluir
  39. Dr. O que posso fazer para ajudar meu caro amigo ARIEL, Meu trinca tem 3 anos e está raspando notas! ameaçando à ficar rouco!

    Ele é um Clássico dos Boiadeiros canto to-to-fiu Boiiii muito forte! no fiu, ele raspa o que posso fazer para ajudá-lo DR?


    Agradecemos desde já!

    ResponderExcluir
  40. Sergio Maurilio
    Dr Felipe
    Gostaria de saber se o trinca ferro tem alguma capa de proteção na linguá ou é pivite.
    Eu tiro esta capa depois de uns 15 dias volta.

    ResponderExcluir
  41. Dr, Felipe
    Gostaria de saber se o trinca ferro tem alguma proteção na linguá, ou se é pivite.
    Porque eu tiro esta capa e depois de uns 15 dias volta.

    ResponderExcluir
  42. Dr. Felipe
    Gostaria de saber se o trinca ferro tem alguma proteção na linguá ou se é pivite, porque eu tira esta capa e depois de uns 15 dias volta.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dr. Felipe
    tenho um trinca-ferro e a uma semana vem apresentando fezes com bastante água e gosmenta, gostaria de alguma dica para tratamento
    Atenciosamente,
    Lucas Dorneles

    ResponderExcluir
  44. Como evitar que o trinca ferro fique no fundo da gaiola? Porque o meu fica a maior parte do tempo.. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Dr. Felipe, tenho um coleiro que esta com um buraco na narina tampando com uma massa amarelada, já levei no veterinário ele passou uma pomada epitezan,porém não esta melhorando.Tem algum outro remédio que posso usar?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de me informar sobre FARELO DE LINHAÇA na alimentação de aves,quais fatores toxicos e anitnutricionai,quantidade diária do alimento para as aves? ficarei grato ,obrigado!!!

    ResponderExcluir