Deputados cobram definições para problemas enfrentados pelos criadores de pássaros

Em mais uma reunião em busca de soluções para os problemas que atingem os criadores de pássaros, os parlamentares da Bancada Eco Passarinheira reuniram-se nesta quarta-feira (21), com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepoh, e com o secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Brandão Cavalcanti.

Membro da bancada, o gaúcho Luis Carlos Heinze (PP/RS) explica que entre as principais reivindicações do setor está a resolução do impasse no fornecimento das anilhas que permitem o controle na criação das aves. Os criadores já pagaram pelas peças, no entanto, um parecer da Advocacia Geral da União – AGU - suspendeu o credenciamento das fábricas. De acordo com Heinze o assunto já é debatido ha pelo menos dois anos e precisa de um parecer definitivo. “O que não pode é ficar nessa indefinição. Os passarinheiros são os mais interessados em proteger e defender as espécies e precisam de solução urgente”, afirma.

A chefe da Pasta do Meio Ambiente marcou uma nova audiência, para a próxima semana, com a presença do ministro da AGU, Luiz Adams, para resolver as questões jurídicas. Também garantiu que, no prazo de 60 dias, dará uma solução para os criadores que mantém pássaros em cativeiros sem as anilhas.

Também estiveram presentes no encontro os deputados federais Carlaile Pedroza (MG), Sandro Mabel (GO), Nelson Marquezelli (SP) e Otavio Leite (RJ).


--

Nenhum comentário :

Postar um comentário