Na mira do manejo correto
Saiba qual a melhor forma de tratar seus trincas

Por
Marcelo Tamburo


O manejo de trinca-ferro para fibra é considerado por muitos, um SEGREDO VALIOSO, guardado a 7 chaves!!! Será que existe mesmo esse “mapa da mina”?

Se assim o fosse, quem fosse o detentor estaria BILIONÁRIO, pois pegaria uma ave qualquer e a transformaria em um SUPER CRAQUE, e assim teríamos uma legião de CAMPEÕES.

Cada um tem seu MANEJO, sua MEXIDA e costumo dizer que “O BOM NASCE FEITO”. Podemos sim é estragar a ave se não respeitarmos as suas limitações... não acredito em “mão boa” e sim em “mão ruim”.

De inicio precisamos observar se o trinca-ferro tem potencial, velocidade na retomada de canto e principalmente fibra, e isso nem sempre é aflorado nas primeiras puxadas, até mesmo pela falta de tarimba ou maturidade, e com isso muitos criadores, pela falta de paciência, acabam por descartar bons trinca-ferros, a exemplo o grande campeão ZANDONAIDE que antes de se tornar um “ÍCONE”, passou por muitos criadores, até mesmo como descarte.
Há a necessidade de se ter um olho clinico, e observar com calma atitude do Trinca-Ferro perante outros e PRINCIPALMENTE não confundir BADERNA com RODA, pois é na estaca que “o filho chora e mãe não vê”. Ali a ave passará por um período de teste físico e psicológico, onde só ficam os mais preparados.

São verdadeiros atletas, e é por isso que temos de respeitar e adotar algumas regras do tipo “preservar” energia para o torneio e não ficar “badernando” com o bicho durante a semana, atentar-se à alimentação, observando a dosagem (ou não) de fêmea, proporcionando exercícios (vôos) no gaiolão (mínimo de 1,5m) dentre outras situações sempre voltadas ao bem estar da ave competidora.


ALIMENTAÇÃO

Ofereça ao Trinca-ferro ração extrusada de qualidade (temos varias opções no mercado), sementes (mistura bicudos e cartamo), alimento vivo (1 ou 2 tenébrias ao dia), água fresca e filtrada, frutas, legumes e verduras, sempre em porções pequenas que a ave possa consumir em 30 minutos, pois após esse período perde seu teor nutritivo tornando-se uma fonte de fungos e bactérias.

Banho de sol (ou luz artificial) e banheira pelo menos 2 vezes por semana e desde que o tempo permita, evitando assim que a ave pegue algum resfriado prejudicando assim as vias aéreas importantíssimas não só para o canto, mas para o desempenho nos torneios.


FÊMEA

Nem todo Trinca-Ferro necessita de fêmea, TODOS GOSTAM (a maioria), mas alguns acabam por diminuir o rendimento, por isso é importante observar a dosagem ou até mesmo a retirada da fêmea do Trinca-Ferro.

Cada caso é um caso. Tem Trinca-Ferro que gosta de ficar próximo da fêmea, outros que gostam de ver a fêmea, outros apenas no piado, e outros ainda que moram junto com a fêmea, por isso não podemos adotar isso como regra.

Como acasalar o Trinca-Ferro? Difícil mas garanto que não é coisa da noite para dia, afinal “ NINGUÉM CONHECE A ESPOSA NO DIA DO CASAMENTO” salvo algumas culturas, mas isso é um caso à parte.

Às vezes, escolhemos aquela fêmea fogosa, roncadeira, que abaixa a todo o momento, e nem sempre essa é a melhor opção e podemos até estragar (chocar) o Trinca-Ferro, e no torneio ele pode começar a triscar, encher o bico de alimentos (filhotando) e algumas vezes até correr, pois a atenção está voltada para a “esposa” que está em casa, lembrando que o Trinca-Ferro é uma ave territorialista, sendo o ideal um casal apenas por local.

Em resumo quem tem de gostar da fêmea é o Trinca-Ferro e não o criador, e uma vez acasalado a fêmea torna-se 50% do macho, considerando que há uma grande diferença da fêmea que o acompanha para aquela destinada a criação. Cada um tem sua função e seu valor.

Existem prós e contras de se ter um Trinca-Ferro puro (sem fêmea) para aqueles acasalados.

SEM FÊMEA:  Já começa que será uma gaiola a menos para tratar e se preocupar no torneio, porém não se tem como segurar a muda e até mesmo o temperamento do Trinca-Ferro, que em alguns casos acaba “acasalando” com o dono e até mesmo com outra ave, mesmo sendo do mesmo sexo (parelha) e até de outra espécie, e quando o criador descobre isso pode ser tarde na temporada.

COM FÊMEA: O bom que se consegue manipular (condicionar) melhor o Trinca-Ferro, porém fica-se na dependência TOTAL da fêmea, condicionada ao período que ela “esquenta”, e ainda corre-se o risco da perda da fêmea (morte, fuga, doença, etc...) e com isso o Trinca-Ferro vai sentir ou até mesmo parar de cantar, tendo o criador começar tudo do zero, como aconteceu com o Trinca MALUKO que até acertar “o novo casamento” já era tarde e estava no final da temporada. Existem casos que o criador não cede a fêmea certa, deixando o novo criador “louco” pra então oferecer o “X”, e isso acontece com praticamente todas as espécies INFELIZMENTE!

Eu conheci uma pessoa que pegou um Trinca-Ferro e na casa do criador antigo, tinha mais de cinco fêmeas e o novo criador não acertava qual era, até que ele foi e trouxe TODAS, e pasmem, voltou o TF voltou a cantar... incrível caso de bigamia!

Resumindo, procurem observar a atitude de sua ave perante a fêmea, e ao colocá-los de frente se atacarem é porque ainda não está acasalado. Isso acontece quando a fêmea começa a “conversar”, quando a fêmea “trava” o Trinca-Ferro no canto, aí se pode dizer que estão acasalados, e procurem exemplares da mesma idade, minimizando os riscos.

O trato deve ser o mesmo para o casal e evite medicamentos MILAGROSOS, lembrando que o Trinca tem um fígado muito sensível.

Boa sorte e como diria nosso saudoso Japaguaio SUCESSO!!


--
Fonte: Revista Passarinheiros&Cia - Nº 63 ANO X - Direção: Edilson Guarnieri

11 comentários :

  1. O meu trinca acho que acasalou comigo e não sei o que fazer. alguem tem uma dica

    ResponderExcluir
  2. Meu trinca acabou a muda mais esta cantando baixo pode ser por causa do outro?

    ResponderExcluir
  3. O meu trinca é de cativeiro e não gosta de sementes, pega muito pouco, ele gosta mesmo de extrusadas, sendo assim ele pode ficar sem algum nutriente?

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de saber como tiro o piado de femea quando os macho fica chamando femea

    ResponderExcluir
  5. Meu trinca está acasalado com a fêmea que é mais ou menos da mesma idade dele, então ficou mais fácil de tirar filhotes?

    ResponderExcluir
  6. Meu trinca ferro trava com a presença da fêmea e eles tem mais ou menos a mesma idade e se aceitam(não brigam), isso quer dizer que estão casados!
    Será que agora devo arriscar tirar filhotes?

    ResponderExcluir
  7. meu trinca estar sem femea mas e passaro super cantador de fibra, domingo tenho um torneio sera q ele tera a mesma disposição de canta na roda como canta so. Aceito recomendas.

    ResponderExcluir
  8. Comprei um trica ferro no torneio cantando, e um mês depois levei em dois torneios e ele não cantou, tem algo que possa ser feito para ele voltar a cantar novamente?? obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde eu tenho um trinca muito bom mas ele não canta com migo mas com meu pai e comminha mãe canta ate na mão o que devo fazer obrigado

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do ensino de Trinca ferro muito bom

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo, meu trinca entrou na roda com um rendimento muito bom, se classificou bem nos 10 minutos depois disso começou a cair o rendimento e na contagem final estava quase parado e não estava demonstrando sinais de cansaço pois permanecia agitado nos puleiros e brigando com os adversários mas não abria o bico pra cantar, oq pode ser isso ?

    ResponderExcluir