Postura Crônica ou Prolongada

Por 
Luiz Alberto Shimaoka

Ovos de Trinca-Ferro (Foto: Dauri Wisbecki)

A postura crônica ou prolongada ocorre quando fêmeas sexualmente maturas fazem posturas sequenciais com intervalo entre posturas muito próximas, ou seja, botam certo número de ovos, nem bem começam a chocar e fazem nova postura.

As posturas crônicas não são tão comuns em aves silvestres, mas muitos de nós já possuímos aves que criavam de modo normal e agora desenvolveram o hábito de posturas sequenciais. Não chocam como antes, abandonam o ninho e logo em seguida fazem nova postura e assim sucessivamente.

A causa do problema está relacionada a alterações hormonais destas fêmeas, pois a postura é determinada por um equilíbrio muito delicado de hormônios de ações sexuais (hipófise) e hipotalâmicos. O estímulo do crescimento de folículos se dá pela ação de um hormônio chamado de hormônio folículo estimulante (FSH) sobre o ovário, fazendo com que estes se desenvolvam. Após o seu pleno desenvolvimento, o folículo sofre a ação de outro hormônio associado ao FSH, o hormônio luteinizante (LH) e assim promovem a sua liberação ou ovulação no trato genital da fêmea, onde desenvolve até a formação completa do ovo, sendo então posto. Devemos lembrar que a maioria das fêmeas possui somente o ovário esquerdo, sendo o direito ausente ou totalmente involuido.

A maturação do ovário se inicia através de um processo que chamamos de fotoperiodismo positivo, que nada mais é do que a sensibilização do organismo quando gradativamente ocorre o aumento do período de luz por dia, o que acontece com a primavera. Com os dias se tornando mais longos (fotoperiodismo positivo) ocorre a estimulação luminosa do organismo da ave por sensibilização do nervo óptico, que envia mensagem à glândula pineal (hipófise), fazendo com que o processo sexual estimulatório se inicie. A hipófise ativa o hipotálamo que começa a produzir fatores de liberação de gonadotrofinas (GnRH), que atua novamente na hipófise, fazendo com que ocorra a produção de hormônios que atuam na maturação dos folículos do ovário, até a sua liberação e formação do ovo. O equilíbrio destes hormônios é muito delicado, sendo que quando um deles se eleva muito no organismo, automaticamente há um estímulo negativo para que cesse a sua produção. O exemplo mais fácil de vermos é o que anteriormente foi explicado, ou seja: a hipófise estimula o hipotálamo na produção de GnRH e este estimula a própria hipófise na produção de hormônio FSH e LH. Já com a alta dos hormônios FSH e LH há estimulação de forma negativa do hipotálamo para que pare de produzir GnRH, diminuindo-se assim a produção de FSH e LH. Ou seja, tanto um quanto o outro pode agir para que ocorra o aumento ou diminuição da sua produção hormonal.

Como vemos o desequilíbrio destes hormônios pode fazer com que ocorra um excesso de estímulo no ovário, levando a posturas mais freqüentes e irregulares. Várias mudanças podem favorecer ao aparecimento do problema, podemos citar:

  •  Alterações hormonais por excesso de estimulação sexual das fêmeas como: a presença de machos fogosos cantando do lado; fêmea “enfemeada” com o proprietário; sons de outras fêmeas pedindo gala; femeas com filhotes; entre outras.
  •  Alimentação muito rica em cálcio, vitaminas e proteínas, favorecendo a produção de hormônios.
  •  Excesso de estimulação luminosa.
  • Administração de hormônios exógenos (proprietário oferece ou efetua tratamento com o fornecimento de hormônios).
  • Outras causas e causas indefinidas

Os problemas que decorrem da postura crônica das aves é o próprio desgaste que a ave sofre com as posturas sequenciais, pois perdem cálcio, vitaminas, proteínas, gorduras, açúcares e minerais diversos. Podem assim desenvolver quadros de desnutrição, desgaste orgânico geral, ovos virados e ovos sem casca, entre outros problemas decorrentes do excesso de oviposição (posturas).

O diagnóstico da postura crônica das aves é feito exclusivamente pelo próprio quadro de posturas sequenciais.

O tratamento se baseia em desestimular a fêmea a efetuar posturas sequenciais. Podemos: “enfraquecer” a alimentação: diminuir a fonte de cálcio; diminuir o período de luz por dia; mudar a ave de ambiente, retirando-se assim de perto dos machos, fêmeas com filhotes e fêmeas pedindo gala; não auto medicar as aves; entre outras medidas. 

A prevenção da doença é incerta, pois nunca podemos prever que a ave vá desenvolver a doença. Por esse simples fato só podemos acompanhar a ave e se ocorrer posturas sequenciais podemos afirmar que estamos diante de um quadro de postura crônica.

Em caso de dúvidas procure sempre o auxílio de um Médico Veterinário. Luiz Alberto Shimaoka Médico Veterinário – CRMV-SP 6003


--
Fonte: SlideShare. Disponível em: http://pt.slideshare.net/Antonio_Silva/postura-cronica-ou-prolongada. Acesso em: 11 de dez. 2013

2 comentários :

  1. Legal esses esclarecimentos,gostaria de saber porque os ovos não enche,não vi o macho cobrir, mas estão casados,devo deixar juntos pra tentar outra vez,pois a femea ja esta fazendo o ninho novanente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deusdeth, indico a leitura do artigo do Dr. Felipe Bath, Infertilidade na Criação... publicado aqui no Blog. Segue o link da publicação. http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com.br/2011/05/infertilidade-na-cria-em-cativeiro-de.html. Um abraço.

    ResponderExcluir