Intoxicação em aves

Por
André Salabert
Médico veterinário

Intoxicações em animais silvestres são umas das maiores casuísticas no consultório veterinário, hoje trago informações importantes a respeito do tema, serão discutidos nesse artigo causas, sintomas, e formas de prevenir que uma intoxicação ocorra ao seu pet.

Uma intoxicação consiste em uma série de sintomas causados por alguma substancia tóxica que entrou em contato com o organismo do animal. O que muita gente não sabe é que praticamente todas as substancias tem potencial tóxico, a diferença entre a ocorrência de uma intoxicação ou não vai depender da quantidade da substancia que entrou em contato com o organismo em questão. Existem substancias que mesmo em pouquíssima quantidade podem causar intoxicação na sua ave, essas serão abordadas ao decorrer do artigo.
As principais causas de intoxicação observadas em animais silvestres pet são alimentares, inalatórias e medicamentosas. Os sintomas vão depender diretamente da substancia e da quantidade ingerida ou inalada. Porém podemos observar sinais gerais presentes na maioria dos casos de intoxicação, no geral um animal intoxicado apresenta uma piora no estado de saúde repentina, mudança em seu comportamento habitual, as aves costumam apresentar penas arrepiadas, fraqueza muscular, Incoordenação, fezes com coloração e consistência anormal, apatia, falta de apetite, vômitos e em alguns casos convulsões. 

Dentre as intoxicações alimentares temos como principais causas a ingestão de tintas a base de chumbo presentes em alguns brinquedos ou mesmo em paredes, sementes com micotoxinas nos casos das aves e pequenos roedores, metais, sementes de algumas frutas que possuem toxinas, vegetais com agrotóxicos, etc. Dentre as causas inalatórias podemos citar tintas, produtos de limpeza doméstica, inseticidas, verniz em gaiolas de madeira, etc. Finalmente as causas medicamentosas geralmente são por erros no calculo da dose de medicamentos, uso de pomadas em aves ou o uso inapropriado de medicamentos sem a prescrição de um médico veterinário.

O tratamento vai depender diretamente da causa da intoxicação, mas é bem importante salientar para os proprietários que na maioria das vezes não temos antídotos específicos para o agente toxico, em alguns casos temos antídotos específicos, mas infelizmente na maioria das vezes não temos, por conta disso acabamos por tratar as consequências da intoxicação e tentar fazer com que o animal metabolize o mais rápido o possível o agente causador da intoxicação, para que o mesmo seja expelido do corpo, ou biotransformado em alguma substancia não toxica para o organismo. Portanto podemos concluir que a melhor coisa a ser feita e evitar que seu animal seja intoxicado.

De forma geral podemos tomar alguns cuidados para evitar uma intoxicação, na questão alimentar devemos sempre nos atentar a só oferecer misturas de sementes de embalagens fechadas e de preferencia de marcas conhecidas, verduras e legumes devem sempre ser muito bem lavados e os caroços das frutas devem ser removidos, além disso, não deixar o seu pet “roer” paredes ou objetos pintados, e é claro, em casa onde existem animais domésticos soltos nunca podemos colocar venenos como raticidas, ou mesmo venenos contra baratas, etc, pois a tendência é o animal por curiosidade acabar ingerindo o veneno e por consequência se intoxicando com o mesmo. Quanto às intoxicações inalatórias deve-se evitar o uso de produtos de limpeza doméstica, próximo ao ambiente no qual animal frequenta, sempre recomendamos que os proprietários utilizem desinfetantes da linha veterinária, na correta diluição, assim como retirar seu animal de estimação de áreas onde produtos químicos de maneira geral estejam sendo aplicados. Finalmente para evitar intoxicações por medicamentos é bem simples, leve sempre seu pet a um medico veterinário especializado e não medique sua ave por conta própria.



Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!


O texto foi elaborado pelo Dr. André Salabert, membro da equipe do Consultório Veterinário Birds e Cia/NIAAS. Estamos aberto diariamente das 08:00 as 20:00. Dr. André Salabert atende de segunda a quinta, das 13:00 as 20:00, e aos domingos, das 08:00 as 13:00. O Consultório Birds e Cia é o único consultório veterinário especializado no atendimento a animais silvestres aberto das 08:00 as 20:00 diariamente. Procure sempre um médico veterinário especializado! www.niaas.com.br e www.birdsecia.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário