Uso de hortaliças fortalece alimentação dos pássaros


As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas, lavadas em água corrente, para evitar a algum tipo de contaminação que posso comprometer a vida da ave.

É aconselhável o uso de folhagens com coloração verde escura, como é o caso da couve e do almeirão, que contém ainda mais quantidade de ferro. A couve manteiga, por exemplo, possui 0,8 mg de ferro a cada 40 gramas. Contudo todo cuidado é pouco, antes de colocar a verdura na gaiola. Analise bem a folha, coloque para os pássaros apenas folhas sadias, sem qualquer danificação ou presença de agrotóxicos. O uso de verduras orgânicas é o mais recomendado. 

Não podemos esquecer que nem todos os tipos de verduras folhosas podem ser administradas às aves. O alface, por exemplo, não pode ser dado aos pássaros, pois causa diarreia e sonolência na ave, deixando-a fraca e prejudicando o plantel. A couve manteiga é rica em vitamina A e vitamina C, além de cálcio, beta caroteno e elevada quantidade de antocianinas e fibras. Por isso é a mais recomendada, além de ter maior duração, não murchando facilmente como as demais hortaliças. 

Outra dica importante é sempre oferecer as folhagens aos pássaros logo pela manhã, para que eles possam se fortalecer já no início do dia, repondo as energias gastas durante à noite, período em que a ave fica mais tempo sem se alimentar. E o mais importante: para quem cria canários vermelhos, que se alimentam também com cataxantina, o uso de hortaliças não é recomendado, pois a coloração verde da folhagem concorre com a coloração vermelha da cataxantina e pode prejudicar a cor da ave. 

Além disso, é recomendável que as hortaliças sejam ministradas aos pássaros de duas a três vezes por semana. No caso, de fêmeas com filhotes, a verdura folhosa pode ser dada todos os dias, pois assim os filhotes podem ser tratados pela mãe com mais esta opção, que fortalecerá a saúde do filhote, o qual terá mais chance de se tornar uma ave grande e forte.

7 comentários :

  1. Bom dia para todos eu gostaria de saber qual e as sementes que trinca ferro come solto na natureza

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo
    não sei dizer quais sementes e frutos o trinca-ferro se alimenta em ambiente natural isso varia de uma região para outra e hoje em dia só resta alguns fragmentos de matas nativas e isso influencia na alimentação das aves na natureza.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. quale o remedio para matar o verme da pivite?

    ResponderExcluir
  4. Olá Leandro sugiro que leia o artigo

    A Verdade sobre Pivite em Trinca-ferro!

    Segue o link da publicação
    http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/2010/02/prezados-leitores-amigos-conforme.html

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. a colve e prjudicial al trinaca ferro
    pos contem ferro o bastante ?

    pos fiquei em duvida que ferro e toxico ao trica ferro ...
    um abraço ....

    ResponderExcluir
  6. Olá Duarte é so você não oferecer com excesso 1x na semana já esta de bom tambanho procure variar com chicória, almeirão, mostarda. Ok!

    ResponderExcluir
  7. qual é comida e qual o remédio que devo dar para o meu trinca ferro?

    ResponderExcluir