Criadores e “Bancada Eco-Passarinheira” se reúnem com Presidente do IBAMA

Atualizado em 24/05/2010

Na última semana, o movimento de criadores de pássaros nativos foi recebido pela “Bancada Eco-Passarinheira” de Deputados Federais e também pela Presidência do IBAMA, na Capital Federal.

O primeiro encontro, dos criadores com os parlamentares, ocorreu na terça-feira, 18/05/2010, nas dependências do edifício sede do Congresso Nacional (4ª Secretaria da Mesa da Câmara dos Deputados), em Brasília.

Estiveram presentes lideranças de clubes e de federações do Nordeste, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Brasília. Dentre os parlamentares, compareceram os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Otávio Leite (PSDB/RJ), Marinha Raupp (PMDB/RO) e Laerte Bessa (PSC/DF).

Durante a reunião - que durou mais de duas horas - os criadores expuseram as diversas dificuldades que atravessam com os órgãos ambientais do País, sobretudo com o IBAMA. Após a apresentação do quadro geral pelos criadores, momento em que todos os que estavam presentes puderam fazer uso da palavra, os deputados fizeram uma rodada de debates, narrando outras experiências das quais já participaram e onde, através da mobilização dos interessados em sintonia com uma ação parlamentar bem coordenada, o Poder Público mudou seu modo de agir e resolveu problemas diversos no ramo do agronegócio.

Todos os deputados fizeram breves pronunciamentos em que se comprometeram a intervir em benefício da classe de criadores de pássaros de todo o Brasil. E disseram que a concretização de uma “Bancada Eco-Passarinheira”, já costurada desde o ano de 2009 e oficialmente fundada naquela reunião, era algo urgente. Os parlamentares presentes (SC, SP, PR, RS, RJ, RO, DF) elogiaram a criação da “Bancada Eco-Passarinheira” e se comprometeram a integrá-la, ressaltando ainda que a mesma deverá ser ampliada com a participação de outros Estados ainda não representados.

No dia seguinte, 19/05, os deputados da “Bancada Eco-Passarinheira” se dirigiram ao IBAMA, juntamente com os criadores de pássaros, e foram recebidos pelo seu Presidente, Dr. Abelardo Bayma Azevedo, e Américo Ribeiro Tunes, Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas. Estavam presentes também diversos funcionários do alto escalão do IBAMA, inclusive superintendentes da entidade em vários Estados.

Durante grande parte da manhã, os criadores e os parlamentares expuseram aos integrantes do IBAMA as reivindicações da categoria, que variam desde o conteúdo equivocado de certos regulamentos em vigor e chegam ainda ao problema de atendimento ao criador nos balcões do IBAMA por todo o Brasil, passando pela questão da fiscalização, do licenciamento ambiental e da divulgação da ansiada “Lista Pet”.

Por decisão do Presidente do IBAMA, nesse mesmo dia, durante todo o período da tarde, um comitê de criadores permaneceu na sede da autarquia, em Brasília, para se reunir com técnicos daquela entidade e já começarem a alinhavar as modificações que devem contribuir para resolver grande parte das reivindicações apresentadas.

A expectativa é a de que as reuniões técnicas entre IBAMA e criadores voltem a acontecer nos próximos dias, até que seja produzido um ajuste em vários atos normativos e também em rotinas do IBAMA que digam respeito à gestão e à fiscalização do manejo de fauna nativa.

É preciso acreditar sempre no poder de mobilização da categoria dos criadores.

A “Bancada Eco-Passarinheira” de Deputados Federais, oficialmente fundada em 18/05/2010, é uma demonstração dessa força. É preciso acreditar também no poder do diálogo: os criadores de pássaros estão, uma vez mais, acreditando que o IBAMA e os cidadãos podem ser parceiros no exercício do legítimo direito à criação de fauna nativa e também no cumprimento do dever de assegurar a conservação das espécies.

Vamos em frente!!!

Diretoria da COBRAP
www.cobrap.org.br

LEIA MAIS:

Nenhum comentário :

Postar um comentário