sábado, 27 de novembro de 2010

Criadores e "Bancada Eco-Passarinheira" se reúnem com Presidente do IBAMA

Sábado, 27 de novembro de 2010

Estiveram reunidos nesta quarta-feira (24) em Brasília numa audiência com o Presidente do IBAMA, Abelardo Bayma Azevedo, e o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas Américo Ribeiro Tunes, os Deputados Nelson Marquezelli, Otávio Leite e Marinha Raupp, representando os Deputados Luiz Carlos Heinze, Valdir Colatto e Moacir Micheletto, juntamente com o presidente da COBRAP, Aloísio Tostes, e o Presidente da FEOSP, José Vilmar, para tratar de assuntos relacionados aos criadores de pássaros do Brasil.

Um dos temas abordado foi o grande problema enfrentado pelos criadores de pássaros com relação à disponibilização das anilhas, já pagas e que precisa ser imediatamente resolvido. Questionado sobre este problema, o Presidente do IBAMA, esclareceu o motivo da demora, justificando que a licitação feita fora cancelada em virtude de denuncia e comprovada fraude durante processo de compra. Diante deste imprevisto se iniciou uma nova licitação que deverá solucionar a demanda dentro de 15 dias. Porém, ressaltou que a intenção é a privatização do serviço para que não mais aconteça esse tipo de questão.

Com relação à Instrução Normativa foram abordados diversos pontos entre os quais a definição para os criadores de pássaros e que serão atendidos os pontos que visam o combate ao tráfico e melhoria do controle. Citou-se a importância das Associações, Federações e Clubes e firmaram compromisso no sentido de resolver o problema das anilhas e agilizar a publicação de Instrução Normativa proximamente, sendo que esta passará por um período de adequação até julho de 2011.

O deputado Otávio Leite informou que destinou emenda ao orçamento IBAMA RJ, para trabalho de reintrodução de pássaros e o Presidente da COBRAP, da FEOSP, em comum com a FEEPARJ manifestaram prontamente a disponibilização de quantos pássaros forem necessários, em especial bicudos e curiós. A deputada Marinha Raupp manifestou sua grande preocupação com a entrega das anilhas aos criadores de Rondônia. O deputado Nelson Marquezelli enfatizou a valorização e a internacionalização dos criadores do Brasil, visando à exportação e a solidificação do agronegócio..

O presidente do IBAMA teve uma boa recepção das propostas, mostrou-se favorável as reivindicações dos passarinheiros e se comprometeu em ajudar o setor. Destacou, ainda, a postura do IBAMA e disse que: “não quer ser repressor e sim parceiro”. Também levantou a hipótese de descentralização, repassando para os Estados a questão da Fauna.

Acreditamos estarmos no caminho certo para resolver os problemas da criação legal de pássaros no Brasil, visando o uso sustentado de um recurso natural, observado o princípio maior que é a conservação da biodiversidade.



Bancada Eco Passarinheira em encontro
 com o Presidente do Ibama

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário