Entrevista: Criadouro Casa da Fibra

Domingo, 16 de janeiro de 2011


Prezados leitores, dando sequência as entrevistas com criadores de Trinca-Ferro, apresento a vocês Fábio Pereira dos Santos, proprietário do Criadouro Casa da Fibra situado na cidade de São Paulo - SP.

Fábio é um criador experiente e muito criterioso, possui em seu plantel pássaros de excelente linhagem.

Confiram na integra a entrevista   


TFV - Conte-nos um pouco da sua história e há quanto tempo senhor cria pássaros?
FPS - Aos 7 anos de idade ganhei do meu avô materno o meu primeiro pássaro, era um coleiro, daquele dia em diante nunca mais fiquei sem passarinho. Aos 13 já reproduzia coleiros em cativeiro, com 15 ganhei de presente do meu pai o meu primeiro Trinca-Ferro, estudava muito o seu comportamento, com 20 anos comecei a reprodução em cativeiro de trincas (com sucesso) de canto gostava de canto comprido até começar me apaixonar pelas rodas, em 2005 (se não me engano) decidi começar selecionar Trinca-Ferro pra fibra, comprei meu primeiro filhote no Buriti (filho do Zandonaide) e assim é até hoje, todas as matrizes são do Buriti e de pássaros comprovados como Cruel, Maquina, Zandonaide etc.

TFV - Qual o critério que você utiliza para selecionar pássaros que irão compor o seu plantel?
FPS - Fibra, valentia, velocidade, retomada de canto, tamanho e (fêmeas) aptidão materna.
TFV - Quais espécies alem do Trinca-ferro o senhor reproduz em ambiente domestico?
FPS - Coleiro, Azulão e agora começando com Canários da Terra.

TFV - Qual a distancia é mantida entre as espécies, ou que tipo de isolamento acústico é utilizado?
FPS - Cada espécie fica num cômodo separado, não preciso de isolamento acústico já que procuro a fibra e não o canto. Mesmo assim nunca tive problemas de filhotes das espécies que reproduzo saírem com canto atrapalhado.

TFV - Você costuma visitar Torneios e Concursos de pássaros? Você costuma levar paássaros para competir?
FPS - Sim, com uma certa frequência.

TFV - O que levou senhor a reproduzir o trinca-ferro?
FPS - Sempre foi o passarinho que eu mais gostei, pelo seu canto vigoroso e extrema valentia, isso me encantava desde criança.

TFV - Há quanto tempo o Senhor lida com Trinca-ferro?
FPS - Já fazem 15 anos.

TFV - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, você tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?
FPS - Sim, a não entrega de anilhas pagas é o grande problema (antes da IN Nº15 de 22 de dezembro de 2010).

TFV - Qual a maior dificuldade que senhor teve no início da criação do Trinca-ferro?
FPS - Por incrível que pareça não foi a mortalidade de filhotes, eu nunca tive esse problema. A maior dificuldade no começo era fazer o macho galar, eu tinha uma fêmea que era dona de uma fibra impar e queria muito um filhote dela, mas ela sempre batia no macho e botava branco, isso me fazia perder noites de sono, até que com muita abservação e cuidado consegui (10 anos atrás).

TFV - Como é alimentação dos Trinca-Ferros machos nos períodos e de manutenção?
FPS - A alimentação segue a mesma, o ano todo, apenas na temporada de reprodução que aumento o valor protéico na alimentação, principalmente nas fêmeas. Forneço a ração Alcon Trinca-Ferro e Nutrópica Trinca-Ferro (a vontade) farinhada CC2030 uma vez por semana, não uso sementes.

TFV - Você fornece vegetais (frutas, legumes e verduras) para os seus pássaros?Quais?
FPS - Sim, todos os dias,  uma fruta ou um legume acompanhados por verduras. Frutas – maçã, banana, mamão, pêssego, kiwi, laranja, entre varias outras. Legumes – abobrinha, chuchu, jiló, berinjela, pepino entre varias outras. Verduras – escarola, almeirão e couve.

TFV - Essa mesma alimentação pode ser fornecida para pássaros de competição?
FPS - Sim, pode sim, aliás deve.

TFV - Como é a alimentação da fêmea no período de incubação?
FPS - Ração, frutas, verduras e legumes, só não ofereço a farinhada para evitar diarréia de ninho.

TFV - Você fornece alimentos vivos para os seus pássaros? (tenébrios, cupins, insetos, etc.).
FPS - Sim, só para fêmeas com filhotes (tenébrios e minhocas compradas da minhobox). Para machos muito pouco, quase nunca.

TFV - Descreva para nós como é a estrutura do seu criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?Os pássaros machos ficam no mesmo ambiente que as fêmeas?
FPS - Tenho uma sala de cria, onde ficam as fêmeas e o macho. Meu criadouro é pequeno, mas muito organizado e limpo, não tenho quantidade, nem me interessa, gosto de ter pouco, mas o melhor.Os filhotes são desmamados, ficam 15 dias num gaiolão e depois vão para pequenos gaiolões separados, cada um em sua gaiola, seja macho ou fêmea.

TFV - O sistema de reprodução do criatório é monogamia ou poligamia?
FPS - Poligamia.

TFV - No ambiente do criatório é feito controle de temperatura? Caso positivo  a temperatura fica em torno de quanto graus nas diferentes estações do ano?
FPS - Não faço controle de temperatura o próprio local é preparado pra isso, nunca tive este tipo de problema.

TFV - Como é feita a limpeza dos recintos?
FPS - Diariamente, troca de bebedouros, cochos, frutas,  grades de fundo, limpeza da prateleira e recinto.

TFV - Sabemos que na época de choco a umidade é muito importante, pois facilita a eclosão dos ovos. Além disso, o banho tem um papel importante na higiene das aves. Com que freqüência seus pássaros se banham?
FPS - O banho é oferecido diariamente, em todas as fazes da criação.

TFV - A radiação solar é essencial para produção de vitamina D3 e assimilação do cálcio. A incidência de luz, também exerce um papel importante na estimulação da reprodução e muda de penas. Você controla o fotoperíodo no seu criatório?
FPS - Sim, porém sem lâmpadas, o sol entra pela janela do criadouro sem alcançar as gaiolas, e fica la dentro por 2 horas. Só uso as lâmpadas em dias sem sol e de pouca luminosidade.

TFV - Como é o manejo adotado na criação usando prateleiras, igual de bicudos e curiós?
FPS - Sim, igual. Uso prateleiras e gaiolas de metal, as gaiolas correm na horizontal e a gaiola do galador se encaixa ao lado das gaiolas das fêmeas.

TFV - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
FPS - Um macho apenas e 6 femeas.

TFV - Atualmente a criação se encontra em qual geração F1, F2...?
FPS -  Ainda estou montando meu plantel de fêmeas, estou sendo muito criterioso nesse ponto. Na temporada de 2011/12 começarei a afinamento dos sangues, se a IN deixar.

TFV - Vocês têm usados filhotes do próprio criatório como galadores? Vocês evitam consangüinidade?
FPS - Ainda não uso, mas a consanguinidade é primordial para a chegar nos resultados satisfatórios.

TFV - Diga-nos algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?
FPS - Flash, Neblina, Úrsula, Carol, faceira, Manu e sem nome. Não tenho de cabeça a arvore genealógica, mas todas são Buriti, Cruel, Maquina, Zandonaide, Catarina e uma que nasceu aqui, Zandonaide e Catarina. Forneço para quem queira o meu CPF para consulta no Buriti para comprovação de veracidade.

TFV - Como é feito o manejo das fêmeas antes do período de cria?
FPS - Começo no final de agosto aumentar a luz uma hora por semana, até completar 14 horas de luz por dia (uso a luz apenas na primeira preparação, depois do primeiro ciclo delas não uso mais esse esquema de luz) junto com o aumento protéico que faço da seguinte forma: na primeira semana farinhada uma vez por semana com ovo cozido trocada 3x ao dia. Na segunda semana duas vezes por dia. trocada 3x ao dia. E assim vai até que a farinhada será fornecida todos os dias, trocada 3x ao dia. A primeira farinhada do dia (depois que estiver fornecendo farinhada todos os dias) uso E-S-E super da vetnil, uma gota por unha por fêmea. Para o macho, farinhada 2x por semana, com ovo cozido. Uma vez na semana coloco E-S-E Super na unha de farinhada,  muito passeio, chega do passeio e fica na prateleira ao lado das fêmeas, sem as ver.

TFV - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?
FPS - Começo no final de agosto a fazer o manejo reprodutivo nas fêmeas e termino quando vejo que as fêmeas estão pedindo muda e ou estão cansadas, ai é hora de parar.

TFV - Fungos, bactérias e vírus entram nos criatórios das mais diversas formas, com que freqüência é feito exames parasitológicos e bacteriológicos em todos os pássaros de seu plantel?
FPS - Anualmente antes do começo da temporada de reprodução.

TFV - Nos casos de doença você costuma recorrer a assistência veterinária?
FPS - Sim, sempre. Todos deveriam fazer dessa forma, assim tratariam diretamente a causa e exterminariam o problema de vez.

TFV - Você mantém algum programa de medicação preventiva?
FPS - Depende, depois dos exames parasitológicos se necessário sim.

TFV - Qual é a media de filhotes você costuma criar por ano?
FPS - Em ano ideal, com anilhas em mãos e tudo mais passa dos 20, porém a tempos não consigo isso, nunca consigo anilhas suficientes, então crio conforme posso.

TFV - Qual tipo de ninho o Senhor utiliza de bucha ou de corda?
FPS - Corda.

TFV - Quais alimentos você fornece para a fêmea alimentar os filhotes?
FPS - Larvas, minhocas, farinhada, ração, frutas, verduras e legumes.

TFV - Alem de uma boa alimentação você utilizam alguma medicação para não perder filhotes, já que no caso da criação de trinca-ferro isso acontece muito?
FPS - A única coisa que uso é nalyt baby na farinhada para as fêmeas tratarem os filhotes.

TFV - Com quantos dias você anilha os filhotes?
FPS - Costumo anilhar aos 9  dias, a anilha não passa tão larga e assim dificulta a fêmea retirar.

TFV - O desmame dos filhotes é feito com quantos dias?
FPS - Costumo tirar com 40 dias.

TFV- Os filhotes quando apartados eles continuam no mesmo ambiente que as fêmeas?
FPS - Não, vão para outro ambiente.

TFV - Após os dois meses de vida quais os cuidados especiais devemos ter com os filhotes? E ate quando devemos manter esses cuidados?
FPS - Eu costumo fazer o seguinte: depois que eles estão comendo bem, faço exames de contagem antibiograma pra ver se esta tudo bem, constatando o problema trato, se não segue a vida. Cada um no seu gaiolãozinho a alimentação farta e igual a de todos.

TFV - Tem algum trinca-ferro de sua criação que esta tendo resultados satisfatórios em torneios? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?
FPS - Tem sim, porém não sei o nome, perdi o contato com o dono por motivos pessoais, o passarinho é Zandonaide e Dínamo. 195 cantos nos 15 minutos.

TFV- Qual a dica que você dá para quem quer criar trincas para participar de competições de fibra?
FPS - Procure matrizes em criadouros idôneos que selecionem fibra, seja honesto acima de tudo. Em um meio que a cara de pau reina, faça do seu diferencial a honestidade.

TFV - Qual a mensagem que o senhor deixa para os leitores sobre o futuro da criação do Trinca-ferro em ambiente doméstico?
FPS - Vamos nos aprofundar no manejo dessa espécie que é pouco difundida para colocar a criação de trinca no mesmo patamar em que se encontram o curió e bicudo.

TFV - Existe algum comentário adicional que você gostaria de fazer ?
FPS - Obrigado à você Rafael. Abraço.




Teve alguma dúvida!? Então deixe um comentário!


45 comentários :

  1. MUITO BOA ENTREVISTA, SÓ QUERIA SABER COMO ELE VAI FICAR COM A NOVA IN 15, O QUE ELE VAI FAZER.
    EDISON

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Edison,

    eu também tenho me perguntado isso amigo, mas por hora, preciso me adequar e criar apenas o permitido, pena que isso gerará muitos descartes, principalmente de fêmeas.
    A chegada na homozigose, tanto de macho quanto de fêmeas será muito mais demorada e dolorida já que será necessário ir descartando ao longo do tempo matrizes antigas.
    Mas tenhamos fé nas lideranças, esse quadro tem que ser revertido.

    Obrigado pelo seu comentário, um grande abraço.

    Fábio Pereira.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sr Fábio
    Boa noite meu nome e Fabiano, moro em Petrópolis crio Bicudos, Curiós, e desde criança os Trinca Ferros. Aqui em Petrópolis temos varios cantos na região, mas o que se destaca são 3 cantos maravilhosos de Trinca Ferro, são eles: Caxambu 5 notas de frente com foi, Cuiaba 5 notas de frete com foi, e o canto teresopolis, tb 5 notas de frente com foi.
    Há 2 anos tento tirar filhotes, e não obtive sucesso, este ano o problema veio com uma Fêmea comendo os ovos após a postura, e a mesma ano passado não comia ovos. Eu sempre vermifuguei, apliquei calcio, e vitamina E, coloco sempre no sol qdo o tempo esta favoravel.
    A minha pergunta seria o que fazer neste caso?
    Desde já agradeço pela atenção
    Att
    Fabiano

    ResponderExcluir
  4. Amigo Fabiano, muito boa noite!!

    Na minha opinião duas coisas podem estar acontecendo.
    Partindo do principio que a nutrição da fêmea nessa fase está adequada as suas necessidades, posso te dizer o seguinte:

    Fêmea muito quente, isso pode acontecer pelo fato de usar muita vitamina e etc.
    Ela quer "aprontar" novamente e não chega a completar o ciclo ai acaba quebrando os ovos e fica pedindo gala direto.

    Fêmea não sente segurança no local, ou por pessoas ficarem passando toda hora ou ficarem olhando toda hora ou outra fêmea perto dela marcheando muito ela acaba ficando nervosa e quebra ou mesmo o lugar na prateleira, caso vc mudou essa fêmea de lugar essa temporada volte ela pro lugar da temporada passada, bem comum essa situação.

    Bom, Fabiano espero ter te ajudado e que vc obtenha o sucesso na sua criação.

    Muito obrigado pela sua visita.

    Grande abraço,

    Fábio Pereira.

    ResponderExcluir
  5. Prezado. SR. Fábio

    Primeiramente parabéns pela a entrevista muito boa, gostei muito da sua postura, se mostrou uma pessoa intrega e sensata, um homem honesto e convicto de seus ideais, um verdadeiro amante desses magnificos passaros.

    Espero que o Ibama reavalie a IN 15, pois com ela a coisa fica um pouco mais dificil, e ela somente tende a aumentar a caça ilegal de nossa fauna.

    Esse ano gostaria de começar um criação de trinca ferro, um pouco amadora é verdade, pois não tenho grande recurso para isso, pretendo adquirir um boa criadeira, e depois de algum tempo expandir.

    Será que tem como o senhor me mandar um email para que possamos trocar mais algumas informações.

    Agradeço a atenção.

    Meu email Adm.enivaldo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amigo Enivaldo,

    te encaminhei agora um e-mail.

    Obrigado pelos elogios e pela visita.

    Abraços,

    Fábio Pereira.

    ResponderExcluir
  7. olá meu amigo tudo bem ? eu sou de sp capital e gostara de conhecer o seu criatório de trincas gosto muito de rodas e quero adquirir um bom trinca estou procurando uma pessoa verdadeira tenho um bom passarinho canta muito mais ainda não é o cara rsrsrs gostei da sua postura quando fala em honestidade este é meu fone 35375691 ( william carlos)aguardo resposta fica com DEUS paz

    ResponderExcluir
  8. Bom dia William,

    infelizmente nessa temporada eu não tenho nada para dispor, tive problemas para pegar anilhas no ibama e criei muito pouco.

    Grande abraço,

    Fábio.
    PS. Anotei seu telefone.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Fabio gostei e me interecei muito por os seus metodos de criação e mediante a isso eu pesso a vc o seu contato e endereço para q eu posso adquiri, um exemplar com essa genética q vc trabalha desde ja parabenizo a agradeço . Muito grato Herculis

    ResponderExcluir
  10. Amigo Fabio gostaria do seu contato para adiquirir um filhote . Desde ja agradeço grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amigo Herculis,

    me perdoe pela demora, te mandarei um e-mail.

    Obrigado pela visita e pelos elogios.

    Grande abraço,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe Herculis, por gentileza deixe o seu e-mail para eu poder te enviar uma mensagem.
    O meu e-mail é fabiop48@yahoo.com.br.

    Obrigado,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  13. Opa eu que agradeço Fabio é herlico10@hotmail.com abraço

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela entrevista, gostaría de saber se vc tem um trinca macho para dispor,tambem estou a procura de um trinca repetidor,por favor entre em contato, meu imail: cdcamargo.claaudio@hotmail.com
    Claudio Camargo. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela entrevista, gostaria de saber se você pretende dispor de alguma fêmea de trinca se for por favor envie o preço meu amail é: glauco_artista10@hotmail.com
    obrigado
    abraço

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde

    Parabéns pelas palavras que demosntra que o amigo sabe o que fala e principalmente o que faz (criar).

    Gostaria que o amigo (mesmo em PVT0 me falasse sobre "Tem sim, porém não sei o nome, perdi o contato com o dono por motivos pessoais, o passarinho é Zandonaide e Dínamo. 195 cantos nos 15 minutos."

    Estou a tempos nas rodas e não me recordo de um marco nessa grandeza ainda mais por um filhote... lhe faço esse questionamento pois penso que o futuro seja esse, a filhotada de cativeiro, e uma marca dessa é importante ser citada em detalhes, contrariando o que muitos "despreparados" comentam a respeito dos filhotes (genetica).

    Abs, Tamburo

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Tamburo,

    eu não comentei simplesmente pq o cara me deu o maior calote e a coisa engrossou então preferi me afastar para não assinar um 121.
    E realmente eu prefiro nem saber onde está esse filhote, já que se eu encontrar aquele fulano vai dar problema.
    Vou te contactar em PVT.

    Obrigado pelo elogio e pelo comentário.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite cdcamargo,

    não tenho nenhum trinca pra dispor.
    Os trincas repetidores não fazem a minha cabeça, gosto de fibra.

    Obrigado pelo elogio e pela visita.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Glauco,

    no momento não pretendo largar nenhuma femea.

    Obrigado pelo elogio e pela visita.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  20. tenho (1)casal de trinca ferros e nao sei como agir pois o ano passado,ela botou chocou mas os ovos nao estavao galados ,mas vi o macho galando mudo ele ou dou algum remédio ,pesso sua ajuda ,com todo respeito pois nao sei o que fazer ,obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Adriano,

    a coisa mais certa a fazer é levar o casal num veterinário e fazer exames para detectar a causa desse problema.
    O processo está correto, já que ele está galando e ela está botando e chocando, não é mesmo?!

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  22. BOA NOITE SOU MESSIAS DE EMBU DAS ARTES E ESTOU CRIANDO TINCA FERRO E GOSTARIA DE ALGUMAS INFORMACOES SOBRE A MELHOR EPOCA DE CANTO DE TRINCA FERRO

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Messias,

    como a maioria dos pássaros, os trincas começam a cantar firme na primavera e isso vai por todo verão.
    Obrigado pela visita.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  24. boa noite tenho 3 trinca ferros e 1 femea .eles nao me deixam em pas o ano enteiro,eu nao tenho espasso para separalos e eles vivem quentes o que ou como devo agir alguma ideia .á esse ano pretendo criar ,ai sim quero ver como vou fazer ,obrigado abraços,...

    ResponderExcluir
  25. tenho um pixarro mudou de pena e tem ves que canta baxinho queria saber e iso mesmo tambem querro saber qual ea comida certa pra ele e qual e as vitamina que devo dar pra ele ser saudavel mande pra mim tudo que eu vou fazer muitto obrigado meu nome e anderson

    ResponderExcluir
  26. Caro Fabio, tenho 2 trincas de roda passando entre 100 e 135 cantos, ambos adquiri sem femeas, percebi que o Pena Branca ( tem várias penas brancas nas pontas das asas e quase o rabo inteiro ) quando mostro a femea filhota ele fica querendo brigar com ela e afinando o corpo e jogando o bico pra cima. já o outro fica com o bico aberto fazendo um barulho parecendo um chororo.... eles quase não se veem, ficam uns 6 metros de distância das femeas.
    Será que o primeiro aceita melhor a fêmea?

    Meu email é : e.m.c@uol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Adriano,

    desculpe não entendi sua pergunta.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Andreson,

    é o seguinte, para ele abrir o canto é preciso muito passeio, gaiolão para voar e boa alimentação.
    Veja na entrevista a alimentação que uso, na minha opinião é boa, meus passaros são lindos e cantam muito. Vitamina e tudo mais, veja tudo na entrevista.
    Obrigado pela visita e boa sorte.

    Abraço,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde amigo, Criadores de bicudo.

    Vamos por partes.
    O que vc quer, acertar uma femea no trinca ou criar?
    Se for acasalar pra ver se eles redem mais com as femeas o primeiro quer bater na femea e o segundo está reconhecendo o territorio dela e está com medo.
    O que vc pode fazer é deixar eles proximos da femea e ver se rendem mais e qual acasalou com a femea, será meio ruim 2 machos pra uma femea. O ideal para torneio é uma femea pra cada macho.
    O primeiro com certeza vai acertar melhor com a femea.

    Obrigado pela visita e boa sorte.

    Abraços,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  30. Sr. Fábio muito boa noite, primeiro parabéns pela entrevista.Queria começar uma criação de trinca ferro porém em viveiro, pois é o único espaço que tenho, gostaria de saber como preparar o macho e a fêmea sendo a criação no viveiro.
    Sr. Fábio,gostaria de saber também o seguinte, tenho uma fêmea, não sei quem é pai nem mãe,mas é muito ninhadeira, vive pedindo gala, novinha, grande etc..., convém guarda-la ou troca-la para começar?

    ResponderExcluir
  31. queria saber quanto tempo um filhote de trinca ferro leva para cantar

    ResponderExcluir
  32. Caros amigos, venho através deste lhe apresentar o meu trabalho!
    Faço placas de identificação para pássaros, são placas de pv com resina de alta qualidade, importada...
    Tenho alguns modelos, sendo que posso fazer para qualquer gosto.
    Fico no aguardo para tirar qualquer dúvida...
    Att
    Michel Fernando
    artil.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Caros amigos, venho através deste lhe apresentar o meu trabalho!
    Faço placas de identificação para pássaros, são placas de pv com resina de alta qualidade, importada...
    Tenho alguns modelos, sendo que posso fazer para qualquer gosto.
    Fico no aguardo para tirar qualquer dúvida...
    Att
    Michel Fernando
    artil.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. ola amigo,sou de Itaperuna,interior do rio de janeiro,sempre fui apaixonado por trincas e queria muito começar uma criaçao,mas esbarro em alguns problemas,pois nunca fiz e esta dificil fazer legalizado,pois o ibama nao forneçe anilhas,tem algum conselho.

    william couto.

    ResponderExcluir
  35. eu gostei mt do seu jeito de criar trinca ferros, pela primeira vez vou tentar criar trinca ferro, tenho 2 femeas vou seguir a sua maneira de criar mt obg pelas dicas e uma boa criaçao pra vc nessa temporada de 2012 obg e um abraço.

    ResponderExcluir
  36. AMIGO GOSTARIA DO SEU CONTATO PARA ADQUIRIR UM TRINCA FERRO COM VC!MEU EMAIL,ALISSONDJG@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  37. bn fabio queria comprar um filhote de trinca ferro seu.qual o valor,meu imal maykewillian@r7.com

    ResponderExcluir
  38. bom dia

    SR Fabio
    tenho uma femea que descartou os filhotes no 5 dia (primeira ninhada)agora teve a segunda e novamente no 5 dia ela descartou jogou os filhotes para fora do ninho,voce pode me auxiliar??,o que esta acontecendo?? me manda um email (lucianobt@ig.com.br) obrigado

    ResponderExcluir
  39. Boa Noite Sr. Fabio,

    Estou começando uma criação de Trinca Ferro e gostaria de saber como aplicar o remédio " Nalit baby" desde a época do nascimento até o desmameo.

    Att.: Edmilson G. Borré

    Está de Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Sr. Fabio

    Gostaria de que pudesse passa rvalor de um filhote de trinca pois tenho interesse de aquisição, me envia tb seu contato e endereço do criadouro, meu e-mail é: ap.marceloconceicao@terra.com.br

    Agradeço desde já

    Marcelo Cinceição

    ResponderExcluir
  41. Otima entrevista, parabéns ao Blog Trinca Ferro verdadiro e ao Sr. Fabio.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns ao Fábio e aos entrevistadores por essa bela entrevista. Ajudou a muita gente.Gostaria de saber o valor de um TRINCA-FERRO DE FIBRA. O meu e-mail é: zek.pedra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. OLÁ, AMIGO a minha femea de trinca ferro nao para de quebrar os ovos ja nao sei mas o que eu faço, o macho gala ela e ela bota e quando eu vou ver o ovo esta no fundo da gaiola quebrado e ela come o ovo se alquem puder me ajudem.

    ResponderExcluir
  44. Primeiramente parabéns pela entrevista muito boa e bem explicada...Tenho um trica ferro que comprei a um amigo ele tem mais de 3 anos de gaiola , enfim ele esta frio pois não estava cantando na casa do meu amigo com medo dos outros q cantava mais alto bom aqui em casa só tenho ele, como faço pra ele voltar a cantar? desde já obgado. PARABÉNS
    meu email andersongb21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Bom dia estou com una certa dificuldade minha fêmea bota e choca mas quando nascem os filhotes ela joga fora do ninho o que devo fazer ? Obrigado e Parabéns pela entrevista elves_oliveira17@hotmail.com

    ResponderExcluir