PIOLHOS, ÁCAROS e o uso de IVERMECTINA em Aves!?

Por
Dr. Felipe Victório de Castro Bath

Prezados leitores e amigos! Estou de volta. E depois de um tema bombástico anterior que foi a verdade sobre coccidiose hoje é a hora da verdade sobre os piolhos, ácaros e o uso de ivermectina em aves. A cada tema polêmico abordado percebo que as pessoas estão cada vez mais atentas e críticas à informação propagada principalmente na internet. Já publicamos aqui inúmeros artigos como pivite em Trinca Ferro, Sinusite em Aves, Clamidiose, Sucesso em aves de torneio e tantos outros ao longo desses quase 2 anos.

Como o tempo passa rápido... Lembro como se fosse ontem eu todo humilde panfletando na feira da Tijuca (coisa que faço até hoje) antes que pensem que perdi a humildade... e encontrando pessoas que são realmente grandiosas como o Oscar Saldanha; Jose Luis (JLC) e tantos outros criadores de renome e hoje percebo como afeto e entro na vida das pessoas com os artigos escritos aqui. A grande satisfação é uma pessoa te ligar e falar exatamente o que você descreve no artigo sem omitir fato nenhum. A identificação precisa da carência de informação técnica sobre o assunto. Isso não tem preço. Mas antes que as lágrimas escorram vamos ao que interessa. Hoje o tema é longo! Estou empolgado! Por isso para não perder o hábito fiquem confortáveis e boa leitura.


Os ectoparasitas vão se subdividir nas aves em dois grandes grupos de importância: piolhos e sarnas. E os carrapatos?! Também pertence aos ácaros, mas para nós aqui hoje em pássaros não possui muita importância. E não estou aqui para ficar falando classificação taxonômica. Esses piolhos e ácaros são subdivididos em chupadores (sangue) ou mastigadores (pena).

Piolho Malófago (Struthiolipeurusstruthionis) de avestruz.

Sabendo-se disso vamos entender como funciona a ivermectina. Esta deve ser absorvida pelo organismo seja de forma tópica, oral ou outra via e ser metabolizada no fígado tornando-se ativa. Ela age efetivamente causando uma "paralisia muscular" do parasita e este acaba morrendo de inanição na maioria das vezes. Então já cai a primeira lenda que não adianta usar ivermectina direto em cima do parasita em questão, pois tem que metabolizar no fígado da ave.

A segunda lenda é que a maioria dos ectoparasitas nas aves são mastigadores com raras exceções e por isso o produto não fará efeito, pois a ave esta comendo penas e o não terá contato com o produto mesmo depois de metabolizado. Então meus amigos usar ivermectina e ainda mais de forma indiscriminada para ectoparasitas há grandes chances de errar. E por outro lado vermifugar a ave com o produto vocês já viram na edição passada que é desperdício de tempo e dinheiro.

Vejo milhares de pessoas usando 1 gotinha de ivermectina na coxa ou no bico ou o que é pior veterinários repetindo e propagando o erro em suas consultas dizendo que estão vermifugando a ave ou que é profilaxia para piolhos... e o pior que as pessoas acreditam e chega ao ponto da pessoa falar que você não vermifugou a ave dela na consulta... putz aí é o fim da picada aí essa pessoa merece ganhar a coletânea da Revista Pássaros para ler e fazer uma lavagem cerebral de conhecimento.

Hoje existem produtos veterinários a base de ivermectina que possui as suas indicações, mas vejo tanta pessoa usar errado aí depois reclama que intoxicou ou que o produto é ruim. O problema está quando e onde usar. Essa é a grande questão. O exemplo clássico é sempre assim: minha ave está se coçando e já usei 1 gotinha na coxa e já usei o produto veterinário e ela continua se coçando e arrancando penas.

Observar ao lado da haste central das penas milhares de ovos
de piolho Malófago de Calopsita.

A resposta é simples, primeiro usar gotinha na coxa não é dosagem e nem terapêutica, isso é pajelança/curandeirismo e não medicina veterinária preventiva. Segunda mesmo que use o medicamento veterinário indicado para aves registrado tudo certinho com certeza faz subdosagem. O produto é claro é 1 gota para 5g de peso da ave. A pessoa quer fazer 3 gotas num Trinca Ferro... aí fica difícil no mínimo ele vai pesar 70g o que daria 14 gotas em contato direto com a pele do produto... outro erro muita gente não afasta as penas para administrar o produto corretamente. O produto é bom, mas não sabem usar. E por fim se você fez tudo certo ficará triste agora, é que ivermectina não possui ação sobre ectoparasitas malófagos (mastigadores)... ahhh... que triste... eu sei é um choque para todas as pessoas.

Ahh... antes que me esqueça usar spray mata barata para acabar com piolhos também é pajelança e das brabas mesmo. Eu não sei o que leva uma pessoa a usar um produto que mata barata na sua ave de estimação! Podia usar na cabeça do filho também né!? Depois dessa proponho ate uma pausa para retomar o ar...

Aí sua ave continua se coçando; daí já evolui para automutilação e piora tudo. Automutilação fica para outra hora. Outro exemplo é a ave que coça o olho no poleiro. Com quase toda certeza está com sarna. Mas o Dr. lá falou que era conjuntivite no meu cúrio. Pode até ser, mas a causa primaria foi pela sarna. Os sinais são claros: irritabilidade, coceira, emagrecimento, etc.

Quando falo muitas vezes para a pessoa que a ave possui piolho ou ácaro ela tira o poleiro e bate no papel branco. Todos já fizeram isso. Todos querem ver o danadinho! Mas neste caso de bater o poleiro só vera piolhos vermelhos que chupam sangue das aves. Esse sim a ivermectina fará efeito, assim como nos ácaros que parasitam as vias aéreas principalmente de canários. Mas nem tudo é isso e muitas vezes devem ter uma Micoplasmose associada e cura não é total. Não é tão difícil de uma ave possuir piolhos vermelhos, mas é mais comum quando tem ninho e podem levar a morte rapidamente os filhotinhos.

Então Dr. Felipe qual o melhor produto ou o mais indicado para esses piolhos ou ácaros que mastigam penas. Logicamente tem que ser um produto por contato. Que mate o ectoparasita quando entra em contato diretamente. Temos hoje produtos em pó ou líquidos. Eu particularmente não uso os produtos em pó pelo risco da ave esfregar o olho nas penas e ingestão do produto. Além do mais você fazer na clinica é uma coisa. A pessoa fazer em casa é totalmente diferente. A pessoa não consegue manusear a calopsita tão bem quanto você e ainda mais colocar produto em pó. Com certeza vai uma pitada no olho certo...

Eu prefiro os produtos líquidos, pois alem de penetrar facilmente as penas e encharcar rapidamente a ave pode pegar nas mucosas que nada ira acontecer com a ave. Irritabilidade são raras pelo produto. O detalhe é fazer isso em dias quentes e secar a sombra ou ao sol dependendo do produto. Hoje existem produtos naturais muito bons, porém estes devem ser feitos por mais tempo e em intervalos menores de administração. E jamais esquecer que dependendo da espécie mais de 90% dos ectoparasitas está nas instalações do criadouro e gaiola, outro erro crucial.

Toda ave é susceptível a piolhos e ácaros. A melhor maneira de evitar é profilaxia e controle. As mesmas coisas que comentamos sempre quarentena de aves novas; exames rotineiros e ter um acompanhamento de um profissional especializado.


Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!




Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160

27 comentários :

  1. Interessante o artigo sobre o uso de ivermectina em aves. li também o artigo sobre coccidiose. Realmente a maioria dos veterinários que conheço e que já consultei, pouco entende de aves. Crio canários de reino, mais infelizmente minha criação não vai para frente. Os sintomas mais comuns são "peito seco", diarréia, pena encravada e o pular piolho ou ácaro. Gostaria de saber o nome de alguns produtos que contem ivermectina para uso oral ( pode ser colocada na água dos bebedouros) para tratamento dos canários. Já me aconselharam dar ivomec, mais não tive coragem, visto ser muito potente. E gostaria de saber pro quanto tempo devo dar o medicamento para fazer uma desinfecção geral, principalmente porque o período de reprodução está chegando.

    hercules - herculesn@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Hercules! Teus problemas sao mais graves do que voce imagina. Nao existe ivermectina para uso na agua de beber. Voce pode usar o Allax em todos, mas tem que pegar na mao todos, ok. Produtos em spray como o Kill Red e Oleo de Neen sao interessantes tambem. Peito seco é consequencia de alguma outra coisa e nao a causa. Faça alguns exames no seu plantel, ok. Comece pelo parasitologico de fezes. Abraços, Dr Felipe Bath

    ResponderExcluir
  3. Segundo o fabricante o G-trox contem ivermectina procure esse produto no site www.terradospassaros.com.br e tire sua duvida com o fabricante.

    ResponderExcluir
  4. ah ah.. a dose é de 3mg/Kg por via oral direto. Mas se eu fosse usar usaria 0,2 mg/Kg por via oral (no bico), ok. Mas voce ainda pode trabalhar com a dosagem de 1mg a cada litro de agua independente da ave o que vai dar 0,1mg a cada 100ml de agua certo?! Entao veja o seu produto citado e ve se bate com minhas contas.. no mais te desejo sorte.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Felipe primeiramente parabéns pelos artigos ricos em detalhes...
    vc ja ouviu falar em utilizar frontline(desses de cachorro spray) na ave e na gaiola???
    abraço...

    ResponderExcluir
  6. Olá Julio! Ja ouvi sim. É a base de fipronil. Apesar de ter ação somente sobre insetos (piolho, acaros, carrapatos, etc..) nao é indicado o uso em aves. Vejo muita gente usando. O caso mais grave em medicina veterinaria do ponto de vista ético envolveu o uso desse farmaco em coelhos. Apesar de se usar, nao existe amparo tecnico para isso. Entao eu que nao sou bobo nem nada jamais vou usar ou prescrever para sua ave. Depois nao tenho amparo legal tecnico ou juridico de me defender de qualquer acusação. Mas funcionar funciona sim assim como o spray mata barata de tampa laranja.. voce usaria?! Voce usaria em seu filho mata barata para piolhos?! Claro que nao..nem eu.. entao porque usar na ave nao é mesmo. Entao nao use nada dessas aventuras, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. minha ave co€a muito o bico e esfrega os olhos no puleiro que ja apareceram feridas me indicaram um tal de piolhaves em pó ja fui em alguns veterinarios da minha região mas ambos não são especialistas em aves silvestres e não quiseram opinar oq eu devo administras tenho medo de tanto ela co€ar os olhos venha a ficar cega

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nao uso esses em po, ok. Use liquido como kill red ou oleo de neen, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Amigo, o produto que encontrei aqui é o banhex, me informaram que é natural, gostaria de saber ele acaba com todo tipo de piolho, principalmente os mastigadores de penas?

    ResponderExcluir
  10. produto natural propolis sem alcool resolve?

    ResponderExcluir
  11. olá Dr Felipe vc já ouviu falar que algumas gostas de vinagre na água de banho seria um aliado para combater os parasitas?

    ResponderExcluir
  12. Dr. Felipe Bath, gostaria de saber do senhor se posso usar o produto BANHEX na agua da banheira de meus passaros, para controle ou eliminação de piolhos e acaros.

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Dr. Felipe Bath, hoje eu observei que meu trinca ferro estava sujando o poleiro com sangue, fiquei preocupado, pensei que fosse uma farpa, enfim, peguei ele e observei que uma das unhas estava sangrando com a ponta do dedo inchada, assim que manuseava a ave, uma dezena de piolhos saíram dele e andaram pela minha mão, horrível.
    Gostaria de saber do Sr se o sangramento pode estar relacionado e o que o senhor acha sobre o uso de fumo de rolo.
    Desde já grato, Rodrigo Vallois

    ResponderExcluir
  14. Dr. Bath, só faltou falar nesse artigo sobre a ascepsia do local onde vive o animal. Eu faço vassoura de fogo no assoalho e bandejas e canecos de ração e água com um desodorante chamado Bio: Coloco um isqueiro bic em frente e o acendo e passo a aspergir o desodorante.É maravilhoso! Faço isso a cada três meses quando ministro revolution no cangote. Funciona mesmo. Pois na minha varanda eu tenho comedouro e bebedouro para aves livres, e o arfar das penas no vôo durante o uso da minha livre oferenda provavelmente reinfestaria meus pets se eu não fosse cuidadosa. Um abraço. Curto seus artigos.

    ResponderExcluir
  15. Dr FELIPE BATH BOM DIA

    ME AJUDE POR FAVOR
    USEI IVOMEC PORUM NO MEU CURIO COLOQUEI UMA GOTA EM CADA COXA E UMA EM CIMA DO PESCOÇO, NA SEXTA FEIRA DIA 15/03/13 PERCEBI NO SABADO QUE MEU CURIO ESTAVA CEGO TOTALMENTE.

    ESTOU DANDO MERCEPTOM PORQUE EU Ñ SEI SE ELE SE INTOXICOU OU SEI LÁ, ESTOU LAVANDO A VISTA DELE COM SORO FISIOLOGICO + OS OLHOS DELE ESTÃO NORMAIS.

    POR FAVOR Dr ME AJUDE.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    fabiano13monteiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. quantas gramas pesa um trinca ferro??

    ResponderExcluir
  17. Meu mandarim está com bolinhas brancas dentro da pele na região do pescoço onde já está sem penas. Queria saber se é piolho pois durante o dia a pele seca e a tarde/noite incha com bastante bolinhas dentro. Tenho o Allax mas nele não diz nada sobre piolho, me ajude por favor, ah ele continua cantando, comendo, tomando banho e toma sol.

    ResponderExcluir
  18. queria saber se o allax serve para aves maiores tipo patos galinhas

    ResponderExcluir
  19. queria saber se o allax serve para aves maiores ex galos ,patos?

    ResponderExcluir
  20. Ola.gostaria de saber qual medicamento é o mais indicado para roncidão nos meus canários bélgas e como devo usar?

    OBG..

    ResponderExcluir
  21. ola Dr meu trinca esta com todo o sintoma de acaro de traqueia eu apliquei 10 gotas do allax na nuca da ave e estou fazendo uso do tylotrat, o cansaço diminuiu mas ele continua como se estiveçe com gosma na garganta e quando esquenta ele começa a espirra e a o canto esta fanhoso o que devo faser me ajuda

    ResponderExcluir
  22. Meu papagaio arranca as penas não se se é piolho . As penas dele esta bem feias mastigadas ele é raquítico não come quase nada. Não se mais o que fazer o veterinário que chamei disse que é estrese passou calmante não resolveu.na casa de ração me indicou neotopic SM . Ajudou muito ele parou de se machucar mas ainda arranca as penas. fico triste de ver o bichinho assim. Me ajuda por favor meu nome e Roseli

    ResponderExcluir
  23. Ola Dr. estou figuei muito interessado em sua publicações.
    Meu coelho esta com os pelos cheios de ácaros, causando lesões na pele e caindo os pelos. O que devo usar? pois li varias coisas (Advantage 40 pó, ivermectina) Obrigado Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Olá ..
    Estou com um passaro tico tico ..
    Ele pegou sarna eu acho e se agravou muito ..
    Já estar com acaros de traqueia ..
    E ele coço tanto o olho que está inchado e não para de coça ..
    Já apliquei allax e nada oque faço alguém pode me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
  25. Alguém me ajuda !
    Estou com um problema com meu passaro ..
    Uma doença que pelo jeito e difícil de tratar .!
    Meu passaro acho que pego sarna . Ao redor dos olhos e ta muito inchado de tanto ele esfregar no poleiro ..
    Aí pioro o acaros migraram para traqueia dele e ele ta mal não estar muito bem já paro de cantar a algum tempo por causa disso .! Já apliquei allax e nada oque faço ? Alguém consegue me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca uma gota de seringa de invermectina na garganta dele,depois coloca duas gotas de água para não irritar a garanta.

      Excluir
  26. oi!

    tenho um casal de calopsitas e elas pegaram piolho nao sei como. já infestou a casa e eu to me coçando já (os dois ficam muito comigo). Peguei a prevenção pra mim e passei água com vinagre neles e no ambiente. A coceira melhorou neles (eles estão no início da infestação, estão comendo, bebendo e ativos). O que aplico neles (detalhe: eles nao tomam nada colorido se colocado na água, somente no bico e spray)? e o que uso no ambiente para matar esses danados no ambiente e no ninho?

    ResponderExcluir