Alimentos Vivos

Diversas espécies de animais mantidas em cativeiro são insetívoras (comedoras de insetos) e necessitam de um aporte de insetos regulamente. De fato já existem rações comerciais balanceadas que substituem a ingestão de insetos do ponto de vista nutricional.

Mas, o valor nutricional dos insetos é apenas uma das vantagens que apresentam como alimento. Um dos principais benefícios esta relacionado ao instinto de caça que despertam no predador, proporcionando uma benéfica distração aos animais mantidos em cativeiro, que muitas vezes adoecem e morrem devido à monotonia.



No entanto, é preciso frisar que a qualidade sanitária dos insetos produzidos depende, entre outros fatores, do rigor sanitário que existe no manejo do criatório. Podemos entender a necessidade desse tipo de manejo se analisarmos a diferença sanitária entre a carne do “porco” criado em lixões (que pode transmitir diversos tipos de doenças) e a do “suíno” criado em granjas controladas (que é uma carne saudável e de alto valor nutricional). Trata-se da mesma espécie de animal, porco doméstico (Sus scrofa), porém são alimentos totalmente diferentes.

Portanto, o comentário ocasionalmente feito nas rodas de passarinheiros, de que tenébrios transmitem doenças e podem levar os pássaros à morte, é uma grande injustiça com esses insetos que são limpos de natureza.

Basicamente esse tipo de comentário envolve situações que ocorrem com insetos oriundos de colônias sem as mínimas condições de higiene, verdadeiros “lixões”, nos quais são depositados restos vegetais e outros alimentos para que entram em putrefação contaminando assim, com bactérias e micotoxinas, todos os insetos da colônia.   


--
Fonte: Revista Pássarinheiros & Cia - ano VI - nº 39 - jul/ago 2006 


LEIA MAIS:


2 comentários :

  1. Na verdade tenebrios (ricos em proteinas) ajudam mesmo no quisito anti stress para os passaros

    ResponderExcluir
  2. O ideal é fornecer 3 larvas 3 vezes na semana para cada trinca. Mais que isso engorda a não ser se a femea estiver alimentando filhotes devemos fornecer uma quantidade maior.

    ResponderExcluir