Como coletar material corretamente para exame Parasitológico de Fezes

Por
Dr. Felipe Victório de Castro Bath

Prezados leitores e amigos! Estou de volta mais uma vez para trazer aquela felicidade matinal ao ler esse artigo. Hoje não me recaiu nenhuma inspiração divina e não teremos nenhum tema bombástico como de praxe. Hoje estou nostálgico e ao som de Legião Urbana na música “Será” em seu refrão que diz: “Sera só imaginação?! Sera que nada vai acontecer!? Será que é tudo isso em vão!? Sera que vamos conseguir vencer?!” É que escrevo para vocês.

Já falamos de tanto temas super interessantes que da para no mínimo montar uma coletânea e quando a pessoa te perguntar alguma coisa você entregar para ela. Já falamos de forma bem direta e com fotos de 95% dos problemas das aves. Já falamos de coccidiose, ectoparasitas, rouquidão, pivite, sinusite, hepatopatias, supermáquinas de torneio e por aí vai. Por isso a minha nostalgia. Já lanço o desafio do mês: Enviem sugestões de matérias para meu e-mail, ok. Criticas só construtivas.

Hoje então falarei da maneira correta de se coletar material para exame de fezes. Vejo inúmeros laboratórios hoje que só faltam dar a receita para satisfazer o cliente, mas esquecem de orientar de maneira adequada a coleta. Falaremos sobre a coleta para o exame parasitológico de fezes que é o exame mais simples e que toda ave deve realizar no mínimo 1x ao ano. Já falamos de coccidiose anteriormente. 

Então funciona assim. Você compra um pote de MIF na farmácia mais perto. Coleta 3 fezes de manhã e 3 fezes a tarde/noite por 3 dias seguidos. O intuito é ter uma variedade de coleta aumentando a probabilidade de umas dessas fezes ter ocorrido eliminação de ovos/oocistos de parasitos, ok. Já vimos também a questão de verminose em aves ne?! 

Lacra-se esse pote, identifica e envie para seu laboratório. Ahh... Dr. na minha cidade não existe laboratório, mas existe correios com certeza ne?! Então poste pelos correios. Aproveita a oportunidade coloque uma folha branca (papel A4 de impressora) no fundo da gaiola no ultimo dia, espere a ave fazer umas 10 fezes, dobre, identifique e mande junto, pois é legal o veterinário observar as fezes “in natura”. 

Fezes com muita “água”, ou seja, você tem um halo grande de absorção de água no papel podem significar lesão intestinal normalmente por enterobactérias que vão levar a morte nossos filhotinhos com ate 5 dias de vida... é batata não tem erro. Aí neste caso além do exame parasitológico de fezes é indicado fazer exame de cultura e antibiograma, ok. E no caso essa mesma folha enviada já servira... a forma varia de acordo com cada laboratório, mas para mim serve.

Observar o halo de “água”  que o papel absorve.
Indicativo de problemas bacterianos de maneira geral.

E quando este halo apresenta-se no tamanho normal porem bem esverdeados. Já vimos que se trata de alguma hepatopatia. Deem uma olhada nas edições anteriores. O aspecto das fezes em si varia muito pouco e podem ter certeza que quando você visualiza sangue nela é que o pássaro esta mais pra lá do que pra cá, ok. Fezes amareladas podem indicar uma pancreatite ou processo inflamatório grave. Observar fezes é uma arte ne!?

Halo em tamanho normal, porém esverdeado. Sugestivo de hepatopatias.

Fezes amareladas. Sugestivo de pancreatite.

Viram como é simples. Não precisa ter nojinho como diria Nascimento. Em termos funcionais você precisa realizar de pelo menos 20% do seu plantel para ter uma significância/relevância prática na avaliação do mesmo, ok. Separe as categorias de idade e os machos das fêmeas. Se possuir poucas aves faça de todas, ok. Isso seria o ideal e poucos criadores o fazem de maneira correta. Infelizmente acham que ter um médico veterinário especializado a disposição é baratinho... Olha o valor pago por filhotinho de 30 dias e olha quanto o veterinário recebe nesses criadouros. Deixa pra la ...

E para economizar o bolso pode-se ainda alocar em cada pote de exame ate 4 animais desde que respeitado os critérios acima, ok. Mas volto a dizer se tem poucos faça individual; ainda mais se for aves de competição ou de alto valor agregado como os galadores e tal...

Ah e comigo não tem essa frescura de não colocar a mão na ave não. Eu pego mesmo. Pego todas. heheh! Existe um momento adequado de pegar a sua ave por mais preciosa que seja. Não sei de onde vem essas lendas. Pássaro que é bom mesmo canta ate na tua mão de raiva. Mas meu Curió esfria... mentira é porque não sabe pegar e demora uma eternidade para pegar a ave e ainda não sabe conter... fica apertando a ave com medo de levar bicada.

Voltando aos exames... outro detalhe interessante é que muitos laboratórios não identificam os coccídeos adequadamente o que não resolve nada para o cliente, pois interfere na escolha do medicamento para o tratamento.

Outro erro fatídico é a escolha das técnicas para a confecção do exame. As técnicas de escolha vão se Willis, Hoffman e principalmente Faust. Se teu laboratório não faz assim peça para que faça ou saia fora... lógico que isso seria o modelo excelente de exame, mas confesso que nem eu faço muitas vezes o preconizado; muitas vezes porque a pessoa já chega com o passarinho muito doente.

Enfim, é isso que tinha para falar com vocês. Lembrando que a nova clinica já esta em funcionamento. As adversidades foram muitas ao longo desses quase 6 meses sem uma sede própria. Quem vem me acompanhando ao longo dessa trajetória sabe o quanto sofri, mas nunca desisti de meus objetivos e sonhos. Hoje a clinica ao qual estamos fazendo é um sonho que se torna realidade através de muito trabalho e suor. Valorizem o que é de vocês. Não esqueçam da família e deixo aqui o pensamento do dia que tenta sintetizar essa saga dos últimos meses: O sucesso nunca é definitivo e o fracasso nunca é fatal. É a coragem que conta. Um grande abraço emocionado e ate à próxima!


Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!




Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160

3 comentários :

  1. Dr. Felipe Victório de Castro Bath parabéns doutor

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr.Felipe!
    Descobri seus blog recentemente. Seus textos são ótimos. Informações sérias e importantes escritas de maneira leve e sincera. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr.Felipe! Descobri seu blog recentemente.
    Seus textos são ótimos!Informações sérias e importantes escritas de maneira leve e sincera. Parabéns!Sucesso!

    ResponderExcluir